top of page

Mês da Consciência Negra: Coart prepara calendário de eventos

  • Foto do escritor: Comunica Uerj
    Comunica Uerj
  • 11 de nov. de 2024
  • 2 min de leitura

Série de atividades na Uerj promove protagonismo preto com exposições, filmes e performances. Eventos são abertos ao público e valem horas complementares para alunos


Por Alice Rodrigues


Foto: Alice Rodrigues

ree

Exposição no primeiro pavilhão da Coart


O 20 de Novembro marca o dia da morte de Zumbi dos Palmares, último líder do Quilombo dos Palmares, um refúgio e símbolo de resistência no período escravocrata. Localizado no atual estado de Alagoas, o quilombo chegou a abrigar cerca de 20 mil pessoas, principalmente afrodescendentes que fugiram das condições de escravização.

    Em homenagem a este icônico líder e à luta do povo preto no Brasil, é comemorado, nessa data, o Dia da Consciência Negra. O que já era feriado no Rio de Janeiro desde 2002, foi reconhecido como feriado nacional a partir deste ano, após sanção presidencial em dezembro de 2023.

Em comemoração, a Coordenadoria de Artes e Oficinas de Criação (Coart) preparou, em novembro, uma série de atividades voltadas para promover o protagonismo preto na cultura. Os eventos vão ocorrer no campus Maracanã da Uerj e estarão abertos para o público de fora da universidade sem necessidade de inscrição prévia. 


Foto: Alice Rodrigues

ree

Entrada da Coart


Serão ao todo 9 eventos divididos em 6 dias de programação ao longo do mês. Aos estudantes da Uerj, a Coart emite declaração de participação para atividades complementares.


Clique nas datas para conferir a programação completa:

1/11

18h – Vernissage de abertura e exposição Jogo de dentro com conversa com os artistas Andréa Hygino, Jeff Lewis, Marina Alves e Rafa Éis.

Local: Galeria da Passagem.


19h – Treino aberto de Capoeira Angola, com o Mestre Coqueiro (N’GOMA).

Local: Salão 2.

7/11

18h – Monólogo João Cândido, herói do povo com José Araújo. 

Local: Auditório Cartola.

11/11

18h – Exibição do filme Diga meu nome, seguida de conversa com a diretora Juliana Chagas, as protagonistas Selem Rufino Soares e Diana Conrado, e a assessora da Superintendência de Equidade Étnico-racial e de Gênero (Supeerg), Rosineide de Freitas.

Local: Auditório Cartola.

14/11

18h – Projeto Curto Circuito: circuito artístico com quatro espetáculos de curta duração em diferentes espaços do Centro Cultural.

Local: Centro Cultural.

22/11 

17h – Projeção dos filmes O Jucá da volta (2014) e Confluências – (2020).

Local: Auditório Cartola.


18h – Mestre Nêgo Bispo e Ancestralidade – Bate-papo com Mona Lima.

Local: Auditório Cartola.


19h – Treino aberto de Capoeira Angola, com Mestre Coqueiro (N’GOMA).

Local: Salão 2.

26/11 

16h – Cine Cartola apresenta o filme Menino 23: infâncias perdidas no Brasil (2016).

Local: Auditório Cartola.


Comments


bottom of page