top of page

MékUerj agora é Censurado Uerj

  • Foto do escritor: Comunica Uerj
    Comunica Uerj
  • 4 de out. de 2023
  • 2 min de leitura

Cantina do andar de Direito muda de nome após notificação do Mc'Donalds


foto: Pedro Ernesto


Por Pedro Ernesto


Uma das lanchonetes do sétimo andar da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), localizada no pavilhão Reitor João Lyra Filho do campus Maracanã, alterou o nome por conta de um pedido extrajudicial feito pela empresa multinacional de fast food McDonald's, representada por um escritório de advocacia brasileiro. O caso ocorreu semanas após uma publicação realizada pelo COMUNICA no site e nas redes sociais, que anunciava a cantina como uma alternativa para alimentação na universidade.


MékUerj

O estabelecimento foi inaugurado com esse termo no período 2023.1, como uma novidade aos alunos da Uerj, principalmente estudantes de Direito, pela localização no sétimo andar. O responsável pelo negócio, que não quis ser identificado, explicou o significado do nome: “Apenas uma brincadeira com o original, porém, o nome é diferente!” Com essa denominação criativa, a lanchonete fez sucesso entre os alunos no começo do novo período e virou pauta para o COMUNICA em abril.


Matéria e post nas redes sociais

A matéria foi assinada por Fernando Melo Azevedo, estudante de Jornalismo e repórter do jornal na época. O material fazia parte de uma série de matérias e vídeos realizados por Fernando na Uerj, que apresentava as principais opções de comida da universidade. Para conferir no site, acesse [https://comunicauerj.wixsite.com/comunicauerj/post/m%C3%A9kuerj-tem-feito-sucesso-entre-os-alunos-do-campus-maracan%C3%A3] ou pelas redes Instagram [https://www.instagram.com/p/Cq80Yxrp0H7/?hl=pt] e TikTok [https://www.tiktok.com/@comunicauerj/video/7221271551251991813].


Repercussão do público e do McDonald’s

Pelo público uerjiano e externo, o conteúdo foi o que gerou maior engajamento nas plataformas digitais no período 2023.1. No site, são 142 leituras na matéria, enquanto no TikTok conta com aproximadamente 13 mil visualizações do vídeo de apresentação, além dos comentários positivos relacionados ao espaço pelos internautas.


Com essa grande repercussão, a produção chegou ao alcance da rede que inspirou o nome da cantina: o McDonald’s. Dessa forma, a gerência do MékUerj foi notificada via e-mail por um escritório de advocacia que responde pelos interesses do restaurante original. Na mensagem, havia acusações sobre o direito de utilizar algumas fontes comerciais registradas pela marca global, como por exemplo os termos Top Sundae e Mék, além das fotos no cardápio. O gerente do local respeitou o pedido para evitar um confronto judicial e adaptou o MékUerj de acordo com essas medidas, mas colou papéis pretos escrito “censurado” nas fachadas dos produtos envolvidos no imbróglio.


foto: Pedro Ernesto

Top Sundae foi um dos produtos “censurados”


Com o apoio do Centro Acadêmico Luiz Carpenter (Calc), formado pelos alunos de Direito Uerj, o restaurante segue no mesmo espaço após esse conflito, vendendo salgados como hambúrgueres, coxinhas e folheados, e opções variadas de sorvete. Em tom humorístico após conflito, o novo nome do local é Censurado Uerj.













Commentaires


bottom of page