Muito além dos livros: conheça Biblioteca Comunitária da Uerj
- Comunica Uerj
- 29 de mai.
- 3 min de leitura
Com jogos e revistas em quadrinhos, instituição se mostra um espaço de pertencimento para comunidade externa.
Por Karen Teixeira
Fotos: Karen Teixeira

Desde 1991, a Biblioteca Comunitária da Uerj é um exemplo de acesso democrático ao conhecimento e de integração entre a universidade e a comunidade externa. Inicialmente, ela surgiu para suprir a ausência de um espaço exclusivo para os estudantes do ensino médio e pré-vestibular e oferecer serviços e acervos voltados para a educação e cultura. Fica localizada na sala 1.002 do primeiro andar do bloco C, aqui no Campus Maracanã e é a casa de um acervo diversificado com livros, jogos, gibis, DVDs e apostilas voltados para o público jovem e em preparação para os vestibulares.
Em entrevista ao COMUNICA, a bibliotecária-chefe Thaís Lima conta que o público que frequenta o espaço vem para outros fins além de estudar, como descansar e jogar. Com isso, nos meses de janeiro até maio de 2025, a biblioteca recebeu cerca de 500 usuários por mês.
Para fazer o empréstimo de um livro, quem faz parte da comunidade externa da Uerj precisa realizar um cadastro completo na própria biblioteca, apresentando um comprovante de residência e um documento de identidade. Se for apenas utilizar o espaço sem empréstimo de livros, é necessário um cadastro simples para usar o guarda-volumes e deixar seus pertences na entrada.
Após o cadastro completo, o usuário recebe um cartão de identificação e também pode ser atendido apenas com a apresentação da identidade. Os alunos da Uerj não realizam esse cadastro específico, já que é feito diretamente na biblioteca do próprio curso, concedendo aos estudantes o acesso ao acervo das outras bibliotecas da Rede Sirius.
Ainda há um ponto que chama a atenção de quem passa pelo corredor: uma geladeira literária que fica do lado de fora, funcionando como ponto de troca de livros. Thaís conta que o projeto foi idealizado por dois estudantes do curso de Oceanografia, com o objetivo de facilitar o acesso à leitura de forma informal. O setor também separa alguns exemplares do acervo para ficar na geladeira como forma de doação. A ideia é simples: qualquer pessoa pode deixar ou levar livros, sem nenhuma burocracia ou mediação institucional.

O acervo da biblioteca também inclui livros de literatura, com conteúdos didáticos para ensino fundamental e médio, e materiais voltados para o vestibular. Thaís conta que assim que são liberadas datas e informações sobre vestibular da Uerj, a equipe do local logo atualiza o acervo com base nas obras exigidas nos exames. O espaço também possui uma gibiteca recheada de gibis, como os da Turma da Mônica, HQs da Marvel e outros super-heróis, e uma seção especial de DVDs.

Com relação à acessibilidade, a biblioteca conta com livros impressos em braille e audiolivros para pessoas com deficiência visual, além da mais recente conquista: a sala de acessibilidade, com recursos de tecnologia assistida para quem precisar.
Há também uma seção especial com jogos para quem quiser passar um tempo na companhia de amigos e ficar um pouco longe das telas. A entrevistada conta que os jogos, como Uno e Banco Imobiliário, vieram de doações ou foram adquiridos pela biblioteca.
De livros didáticos voltados ao ensino médio e ao pré-vestibular, a romances populares como a saga Jogos Vorazes, Crepúsculo, e obras famosas no TikTok, como as da autora Colleen Hoover, o seu acervo rico e variado impressiona a todos.
Uma parede da biblioteca ilustra o ranking de títulos mais emprestados do ano e as obras do vestibular da Uerj são as ganhadoras. Em 2024, o top 5 foi, do mais ao menos popular: Torto Arado de Itamar Vieira Junior; É assim que acaba de Colleen Hoover; Tudo sobre o amor de Bell Hooks; Olhos ‘d’água de Carolina de Jesus e Doramar ou a odisseia de Itamar Vieira Junior.
A Biblioteca Comunitária se mostra um local de pertencimento e diversidade, onde todos encontram sua voz entre geladeiras com livros, gibis coloridos e jogos de tabuleiro. Se você se interessou pela ideia de ajudar a comunidade externa, que tal doar um livro? O procedimento é feito pelo site da Rede Sirius, onde há um formulário que pede o nome do livro, autor, editora, ano de publicação e estado de conservação. Assim que as respostas forem enviadas, as bibliotecas da rede verificam se há interesse em ter o exemplar no seu acervo e entram em contato com o doador.
Comments