top of page
Foto do escritorComunica Uerj

Movimentos Cristãos na Uerj: comunidade e evangelização no ambiente universitário

Saiba mais sobre grupos que promovem encontros para exercício de sua crença e acolher estudantes


Por Matheus Fernandes


Na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), os movimentos cristãos desempenham um papel significativo na experiência acadêmica, proporcionando um espaço de acolhimento e evangelização para os estudantes. Apesar de sua baixa visibilidade, esses grupos se reúnem com o propósito comum de compartilhar sua fé e apoiar àqueles que se sentem deslocados em um novo ambiente.


Foto: Instagram/Reprodução 


Entre as principais iniciativas, destacam-se o Cru Campus, o Dunamis Pockets e o Gead-Uerj, este último funcionando como uma junção de todos os movimentos dentro da universidade. Cada um desses grupos utiliza diferentes estratégias, mas todos buscam promover um diálogo aberto sobre suas crenças. As atividades incluem reuniões, palestras e momentos de oração, que são fundamentais para a integração dos participantes.

O Cru Campus, um dos grupos mais antigos da universidade, foi fundado em 1997 com o nome de Alfa e Ômega, mantendo essa identidade até 2017. As reuniões, conhecidas como “quebra-gelo”, são realizadas tanto de forma virtual quanto presencial, frequentemente no hall do primeiro andar do campus. A recepção de calouros no início de cada período é uma das iniciativas que mais atraem novos membros, proporcionando uma oportunidade de conexão entre veteranos e ingressantes. Informações adicionais podem ser encontradas no Instagram do grupo (@cru.uerj), onde eles compartilham eventos e reflexões.


Foto: Instagram/Reprodução


Já o Dunamis Pockets é um braço do Dunamis Movement dentro das universidades. Dunamis significa “poder explosivo do Espírito Santo” e Pockets significa “bolso”, então de acordo com isso, eles não são uma célula, mas sim bolsos de avivamento dentro das universidades. Eles se baseiam em três pilares: despertar, estabelecer e transformar. Funcionando mais com o objetivo de missões, eles promovem encontros todas as segundas-feiras às 18h no hall do primeiro andar. No Instagram do movimento (@pocketsuerj), você encontra mais informações sobre os encontros semanais.


Foto: Instagram/Reprodução

Enquanto o Gead-Uerj se autodenomina como um crossover dos vários movimentos cristãos da Uerj. Tem um grupo no WhatsApp com cerca de 220 pessoas para interação e divulgação cristã, além de oferecer ajuda a quem precisar. Para saber como participar, basta acessar o perfil no Instagram (@geaduerj).

Esses movimentos fortalecem a espiritualidade dos estudantes e ajudam a criar uma comunidade solidária em meio aos desafios da vida estudantil. Com suas atividades, eles buscam, não apenas propagar suas crenças, mas também oferecer um espaço seguro para que todos se sintam acolhidos no ambiente universitário.


37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page