Leme marca presença na 33ª Uerj Sem Muros
- Comunica Uerj
- há 1 dia
- 2 min de leitura
Projeto analisa relação entre esporte, mídia, idolatria, identidade e cultura popular
Repórter: Lívia Maria Oliveira
Na manhã do último dia de apresentações do evento Uerj Sem Muros, sexta-feira (28), Camila Augusta Pereira, professora-doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Uerj (PPGCom/Uerj) e bolsista do Laboratório de Estudos em Mídia e Esporte (Leme), apresentou as atividades desenvolvidas pelo laboratório na 33ª Semana de Iniciação Científica (Semic), no 4º andar do bloco F do Campus Maracanã.
Foto: Lívia Maria Oliveira

Entre as nove iniciativas de pesquisa, ensino e extensão realizadas pelo Leme, está o podcast Passes e Impasses, que leva conhecimento acadêmico sobre esportes para o público, por meio de uma linguagem menos formal e mais acessível. Uma das integrantes desse projeto é Maria Júlia Braga, bolsista de extensão e estudante do 3º período de Jornalismo.
Prestes a gravar seu primeiro episódio no projeto, a estudante relata que está ansiosa e compartilha sua expectativa para esse momento: “Esse projeto é muito maravilhoso, dá muitas oportunidades. Eu tenho a expectativa de conseguir me desenvolver e falar melhor no podcast. E, também, de conhecer pessoas incríveis, desde pesquisadores a atletas. Essa oportunidade é o principal aqui.”
Camila Pereira, professora e bolsista do Leme, apresentou o Boletim Replay – newsletter bimestral que destaca as principais notícias produzidas pelo laboratório – e o Leme na Mídia – que reúne em seu site as participações dos pesquisadores do laboratório em programas de TV, podcasts e reportagens. Além desses, foi apresentado o Observatório Social do Futebol, que pesquisa sobre violência e convivência, clubes e empresas, e coletivos e ativismos, com o objetivo de construir vínculos entre a universidade, a sociedade civil, os clubes esportivos e outras organizações sociais.
Fundado em 2014, o laboratório está vinculado à Faculdade de Comunicação Social da Uerj e, desde 2018, é reconhecido como uma Unidade de Desenvolvimento Tecnológico (UDT), pois reúne pesquisa, extensão e serviços, com o objetivo de aperfeiçoamento profissional.
Com oito bolsistas, em 2025, o Leme trará novas temáticas para pesquisas e discussões, como a Copa do Mundo Feminina de 2027, que ocorrerá no Brasil.
Comments