Leituras da Uerj: o que os estudantes andam lendo
- Comunica Uerj
- 21 de mai.
- 2 min de leitura
Por: Clara Calvente
Fotos: Clara Calvente

A vida estudantil pode ser muito estressante. Balancear a vida acadêmica, pessoal e o trabalho não é uma tarefa fácil e demanda muito do universitário. Por isso, manter hobbies, como a leitura, é essencial para manter a saúde mental estável durante o período letivo. Porém, nem sempre é possível manter essas leituras em dia, por isso, nós do COMUNICA UERJ fomos até o sétimo andar do campus Maracanã descobrir como anda o hábito de leitura dos alunos de direito.
Manter um hábito de leitura durante o semestre letivo que não envolva textos com fins acadêmicos é difícil, mas tem quem consiga manter. Mariana Nazaré, estudante do sexto período, está atualmente lendo Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo. A aluna consegue terminar livros com certa frequência durante o período, tendo completado Oração para desaparecer, de Socorro Acioli no mês de abril. Os alunos contam que pegam recomendações de amigos e de redes sociais como o X (antigo Twitter) ou YouTube, mas não tem o costume ou se sentem desapontados com recomendações de TikTok.
Os alunos deixam de recomendação para os leitores do COMUNICA livros como A elite do atraso, de Jessé Souza, Cem anos de solidão, de Gabriel García Márquez, Oração para desaparecer, de Socorro Acioli, Mais esperto que o Diabo, de Napoleon Hill, Tudo é rio, de Carla Madeira, Orgulho e preconceito, de Jane Austen, O poder do hábito, de Charles Duhigg, Hibisco roxo, de Chimamanda Adichie e Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus.
CURIOSIDADE
Você conhece a Rede Sirius? A rede de bibliotecas da Uerj existe desde 1998 para fazer uma fusão das bibliotecas de diferentes cursos da universidade. Eles disponibilizam diversos livros acadêmicos, tanto físicos quanto on-line. Para saber mais, acesse o site deles https://www.rsirius.uerj.br
Комментарии