Leituras da Uerj: o que estudantes andam lendo
- Comunica Uerj
- 30 de mai.
- 1 min de leitura
Por Clara Calvente
Foto por: Mariana Castro

Foto por: Mariana Castro
A leitura é, por muitas vezes, entendida como um hábito erudito, como se um universitário devesse passar seu tempo lendo apenas livros clássicos de enorme bagagem cultural. Contudo, estudantes de Pedagogia mostram que uma literatura nostálgica – formada por livros que marcaram infâncias – também tem seu lugar. Por isso, o COMUNICA UERJ decidiu investigar os hábitos de leitura dos alunos de Pedagogia da Uerj, no campus Maracanã.
Quando perguntados sobre suas leituras atuais, uma autora foi mencionada recorrentemente: Colleen Hoover. A escritora é conhecida por seus livros para o público jovem adulto, por tratar de temas como violência doméstica. Os livros de Colleen são sucesso no TikTok, que abriga uma comunidade conhecida como Booktok – nicho da plataforma em que usuários discutem livros e divulgam recomendações. Muitos estudantes fazem uso dessas críticas e baseiam-se nelas para escolher suas próximas leituras.
Foto por: Clara Calvente

Foram recomendados os livros Novembro 9, de Colleen Hoover, e as obras de Paula Pimenta, autora brasileira de livros infanto-juvenis. Porém, livros teóricos não ficam de fora. A estudante Raisa Menezes afirmou que o livro Pedagogia do oprimido, de Paulo Freire, é uma leitura fundamental para qualquer pessoa.
Curiosidade
Você conhece a Rede Sirius? A rede de bibliotecas da Uerj existe desde 1998, com o intuito de conectar bibliotecas de diferentes cursos da universidade. Ela disponibiliza diversos textos acadêmicos, tanto na forma física, quanto online. Para mais informações, acesse o site: https://www.rsirius.uerj.br
Commentaires