Lab a Lab: um giro pelos laboratórios do curso de Biologia
- Comunica Uerj
- 29 de mai.
- 2 min de leitura
Edição desta semana buscou entender como funcionam laboratórios do Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes (Ibrag)
Por Júlio César
Reprodução/Perfil oficial do LabMut no Instagram

LabMut
O Laboratório de Mutagênese Ambiental (LabMut) analisa os impactos destrutivos de agentes físicos, químicos e biológicos para a saúde humana e ambiental. Além disso, busca identificar e compreender os efeitos das mutações e de mecanismos relacionados à interação dos materiais com o DNA. O professor Israel Felzenszwalb é o coordenador do laboratório.
LEP
O Laboratório de Ecologia de Peixes de Riachos (LEP) faz parte do Departamento de Ecologia do Ibrag e tem o objetivo de catalogar e pesquisar corpos marinhos e peixes de água doce. A coordenação está a cargo da professora Rosana Mazzoni.
Reprodução: Perfil oficial do LPCT no Instagram

LPCT
O Laboratório de Pesquisa em Células-Tronco (LPCT) tem se dedicado aos estudos de terapia celular, por meio de diferentes modelos experimentais e técnicas. Além disso, o laboratório pesquisa questões como o transplante de células-tronco e sobre células cardíacas, sanguíneas, do fígado e pancreáticas. A professora Alessandra Thole é a coordenadora do projeto.
Lecf
O Laboratório de Ciência e Tecnologia Forense busca expandir as Ciências Forenses, divulgando suas práticas e potencialidades, a fim de fomentar a pesquisa na área. Alunos, tanto de Biologia, quanto de Química, podem participar do projeto coordenado pela professora Dayse Silva.
Reprodução: Perfil oficial do LESex no Instagram

LESex
A Liga Acadêmica de Educação Sexual (LESex) promove a pesquisa e a comunicação aberta sobre temas como educação sexual, sexualidade, saúde e educação. Criado em 2015, o projeto busca entender questões delicadas sobre a sexualidade humana – como a gravidez e as infecções sexualmente transmissíveis – visando ao diálogo e ao estudo ampliado das temáticas.
Ceads
O Centro de Estudos Ambientais e de Desenvolvimento Sustentável (Ceads) atua no Parque Estadual da Ilha Grande e promove pesquisas científicas voltadas para a biodiversidade e o desenvolvimento sustentável, principalmente, na região da Ilha Grande (Angra dos Reis). A direção do projeto fica a cargo da professora Sonia Barbosa dos Santos.
Outros
O curso de Ciências Biológicas conta com 50 projetos de extensão registrados em seu site oficial. Para mais informações, acesse www.ibrag.uerj.br/index.php/extensao
댓글