top of page
  • Foto do escritorComunica Uerj

Já pensou em estudar na Uerj a distância?

Vestibular CEDERJ 2024-1 cerca de 900 vagas em diferentes cursos de graduação na Uerj


foto: cederj.edu.br

Vestibular Cederj oferece sete mil vagas em 17 cursos a distância


Por Angelo Henrique



Foi dada a largada para conquistar uma vaga em um curso de graduação a distância com início no primeiro semestre de 2024. As inscrições para o Vestibular Cederj (Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro) estão abertas desde o dia 10 de outubro e vão até o dia 12 de dezembro, acontecendo exclusivamente pelo site: 2024-1 - Fundação CECIERJ.



Para se inscrever, o candidato deve preencher um formulário on-line¸ gerar um boleto e imprimi-lo para o pagamento do valor de R$ 89,00, somente em espécie, até o dia 13 de dezembro. Preferencialmente, em agências do Banco do Brasil. No ato da inscrição, o candidato escolhe três opções de polos em que deseja estudar, o curso de graduação e a língua estrangeira do exame de seleção a ser feito, devendo optar por inglês ou espanhol.



Pelo Vestibular Cederj, a Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) oferece um total de 940 vagas, divididas em três cursos de licenciatura: Ciências Biológicas (180 vagas), Pedagogia (480 vagas) e Geografia (280 vagas). Conforme as leis estaduais nº 5.346/2008 e nº 8.121/2018, na Uerj e na Uenf (Universidade Estadual do Norte Fluminense), 45% das vagas são reservadas a: negros, indígenas e candidatos de comunidades quilombolas (20%); alunos oriundos do Ensino Médio da rede pública (20%) e pessoas com deficiência ou filhos de policiais (civis ou militares) bombeiros militares e inspetores de segurança e administração penitenciária, mortos ou incapacitados em razão do serviço (5%).



As demais vagas são destinadas à chamada ampla concorrência, isto é, candidatos que não se encaixam em nenhuma das situações acima.



Quem quiser estudar na Uerj a distância, a depender do curso escolhido, poderá optar por polos em Angra dos Reis, Belford Roxo, Itaguaí, Magé, Mesquita, Miracema, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Paracambi, Petrópolis, Resende, São Pedro da Aldeia, Teresópolis, Três Rios e, na capital do Rio de Janeiro, no bairro de Campo Grande e na comunidade da Rocinha.



O Vestibular Cederj acontece duas vezes ao ano (com ingressos a cada semestre) e é uma parceria da Fundação Cecierj (Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro) com polos regionais e instituições de ensino superior.



Fazem parte dessa iniciativa, além da Uerj, o Cefet (Centro Federal de Educação Tecnológica), a Uenf, a UFF (Universidade Federal Fluminense), a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), a UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro) e a UniRio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), oferecendo, para ingresso no primeiro semestre de 2024, mais de 7.000 vagas, distribuídas entre os cursos de Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis, Engenharia Meteorológica ou de Produção, Computação, Gestão em Turismo, Segurança Pública e licenciaturas em Biologia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia, Química e Turismo.




Segundo a Abed, Associação Brasileira de Educação a Distância, o MEC (Ministério da Educação) exige que 20% da carga horária de cursos de graduação a distância sejam realizados de forma presencial, o que geralmente se dilui em dias de provas e aulas de laboratório. É garantido por lei também que todo curso de graduação a distância ofereça ao aluno a infraestrutura e a logística necessárias para acompanhar as aulas, virtuais ou gravadas, e/ou estudar no polo escolhido sempre que o aluno quiser. A Fundação Cecierj, responsável pelo Consórcio Cederj, esclarece que os alunos precisam comparecer aos seus polos pelo menos três vezes por semestre para a realização das avaliações. A instituição aponta ainda que, em cursos mais práticos como Ciências Biológicas e Tecnologia da Computação, esse número pode aumentar.




O exame de seleção acontecerá no dia 17 de dezembro (domingo), a partir das 10h, com fechamento dos portões às 9h50m. A prova é composta por 45 questões, com as disciplinas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, História, Geografia, Física, Química, Matemática, Biologia e Língua Estrangeira. Cada questão contém 4 alternativas de resposta e o candidato deve ainda fazer uma produção textual de até 25 linhas. O tempo total para a realização do certame é de 3 horas. A banca responsável pela elaboração da prova é a mesma das quatro últimas edições: a Coseac (Coordenadoria de Seleção Acadêmica), da UFF.




24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page