Evento para estudantes de comunicação social buscou explicar na prática como funciona mercado de trabalho
O evento, destinado a estudantes de comunicação, foi organizado pelo Centro Acadêmico de Comunicação Social (Cacos) ocorreu no dia 1º de dezembro, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), a “Jornada Polis” apresentou aos futuros jornalistas aprendizados sobre a profissão. Com a temática de Jornalismo Político, contou com a presença de duas editoras da GloboNews e idealizadoras da Jornada Polis, Julia Finamor e Karla Albuquerque.
As palestrantes trouxeram detalhes da cobertura de eventos políticos que ocorreram no Brasil, como a Operação Lava Jato e as eleições presidenciais de 2022. Além disso, falaram sobre suas experiências e a rotina na redação de um dos veículos mais importantes do país, abordando temas como o contato com fontes e dicas de apuração.
A palestra teve espaço para perguntas e muitos estudantes puderam tirar suas dúvidas sobre a prática do jornalismo e o mercado de trabalho. Um dos pontos mais questionados pelos estudantes foi como entrar de fato no jornalismo político e atuar na área. Julia Finamor, uma das palestrantes, respondeu a perguntas sobre suas primeiras experiências no jornalismo político. Ela contou que foi durante o período da graduação, quando ia até a Câmara Municipal cobrir pequenas votações e, com isso, se inseriu nesse meio.
Para Beatriz Pereira, uma das estudantes presentes na palestra, esses eventos são essenciais para o desenvolvimento profissional dos alunos. A estudante afirmou que o conhecimento teórico, muitas vezes, não é suficiente para que os alunos consigam optar por uma área de atuação e, por isso, esse contato com profissionais da área ajuda muito na escolha.
Levar esses profissionais à universidade foi uma das propostas da atual gestão do Cacos em sua época de campanha. Para Paula Freitas, uma das integrantes da chapa (R)EVOLUCACOS, é de suma importância que os estudantes tenham contato com profissionais capacitados do mercado de trabalho. Além disso, a gestão do Centro Acadêmico acredita que esse diálogo é necessário para a produção de conhecimento, que não ocorre apenas na sala de aula, mas também com a troca entre profissionais e estudantes.
Em contato com a equipe do COMUNICA, Paula divulgou que essa foi a primeira de uma série de palestras que vão ocorrer ao longo dos próximos meses, além de outros eventos que promoverão a troca entre estudantes de comunicação e profissionais do mercado de trabalho.
Comments