Interperíodos está de volta
- Tiago Mendes
- 3 de mai. de 2023
- 2 min de leitura
Após 4 anos, a competição entre períodos do curso de Educação Física vai acontecer novamente.
Foto: Instagram do Instituto de Educação Física

Por Tiago Mendes
O Interperíodos, competição esportiva entre períodos do curso de Educação Física, retorna após quatro anos de pausa. A última vez em que o evento ocorreu foi em 2019 e não retomou por causa da pandemia da Covid-19 e da paralisação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Os jogos estão previstos para começar na segunda (24) e vão durar até sexta-feira (28) começando às 7h e terminando às 18h apenas com pausas para o almoço. Sete modalidades vão ser praticadas: vôlei, futsal, basquete, handebol, tênis de mesa, cabo de guerra e queimada e, com exceção dos três últimos, todos os esportes terão quatro equipes femininas e 12 equipes masculinas. Os times que não são divididos por gênero jogam com equipes mistas.
O cronograma da competição poliesportiva foi divulgado na página da atlética de Educação Física no Instagram. O evento iniciará com basquete e tênis de mesa na segunda-feira; futsal e cabo de guerra na terça; queimada e vôlei na quarta; na quinta, handebol e, por último, na sexta, terá as finais de todas as modalidades. O chaveamento foi decidido por meio de um sorteio que foi transmitido ao vivo no dia 21/4.
O Interperíodos é uma ótima forma de inclusão entre os alunos. O evento reúne estudantes do curso de Educação Física, desde os mais velhos e mais veteranos até os mais novos e calouros. Essa integração é importante, pois garante uma boa recepção e boas-vindas a universitários, além de passar uma boa impressão sobre como o curso de Educação Física funciona.
A euforia pela chegada do Interperíodos é imensa por conta do grande espaço de tempo em que a competição não foi realizada. Não é raro ver estudantes de Educação Física comentando sobre, mas tal ansiedade é justa e pode ser explicada tanto pela aguardada retomada do Interperíodos quanto pela paixão incandescente por esportes que os alunos têm. É importante pontuar que existem veteranos que nunca participaram do evento graças à paralisação ocasionada pela pandemia. Alunos que entraram no período 2020.1, por exemplo, nunca experimentaram como é participar do Interperíodos. Será um marco, tanto para calouros que chegaram agora, quanto para uma parte dos veteranos.
Comments