Influenciadores da Uerj: conheça três estudantes que conciliam vida acadêmica com rotina de ‘influencer’
- Comunica Uerj
- há 1 hora
- 3 min de leitura
Eles acumulam quase 3 milhões de seguidores: Arthur Freixo, Manu Melo e Vitor Figueiredo falam para milhares de pessoas todo dia.
Por: Patrick Veloso
“Eu não diria exatamente que consigo conciliar a rotina de estudante e de influencer”, diz Arthur. A vida acadêmica já é acompanhada de grandes desafios, mas quando se é uma figura pública, eles podem ser intensificados.

Arthur Freixo é estudante de Direito e um influenciador muito consolidado no mundo da moda (@arthur.freixo). Manu Melo é estudante de Administração e faz um conteúdo voltado para seu cotidiano (@eimanuh_melo). Vitor Figueiredo também cursa administração e seu conteúdo é voltado para perfumaria, além de ser ator desde criança (@vitorcmfigueiredo). Três alunos muito diferentes entre si, mas que compartilham com milhares de pessoas suas vivências e suas rotinas.
Os três compartilham também um mesmo desafio: conseguir fazer a vida acadêmica e a pública se conciliarem. Manu Melo é voluntária no projeto Revista FOFA e faz estágio interno na universidade, além de manter as matérias da grade curricular em dia. Ela diz que realmente não consegue se ajustar às duas coisas ao mesmo tempo, mas aproveita seu período livre na Uerj para gravar mais conteúdos.
Diferentemente de Manu, Vitor Figueiredo diz estar acostumado em lidar com muitos projetos ao mesmo tempo. “Desde criança estive acostumado a conciliar a escola com as gravações na Globo. Acredito que consigo fazer o mesmo com meus horários entre universidade e a gravação de conteúdo.” Vitor fez seu primeiro papel na televisão em “Flor do Caribe”, novela da Rede Globo exibida em 2013.
Influência da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
A universidade pública é um lugar de pluralidade em que diversos grupos sociais interagem todos os dias. A vivência desses estudantes na Uerj influencia diretamente nos seus conteúdos.
Arthur Freixo conta que a universidade o ajudou a enxergar o diálogo da moda com outras áreas, além de começar a se preocupar com o consumo consciente de suas peças e tarifas em torno delas. O fruto dessas preocupações foi o raciocínio crítico que a graduação proporcionou.
Já Manu acha que a Uerj a encorajou a gravar mais. Seus vídeos com mais visualizações foram gravados na própria universidade, em que ela perguntava, de forma bem-humorada, quanto tempo as pessoas demoravam para chegar à instituição. “É uma coisa que faz parte da minha realidade, eu não moro perto da faculdade. Enquanto umas pessoas levam muito tempo para chegar, outras demoram 5 minutos. E eu acho que algumas pessoas se identificaram comigo.”
Vitor enxerga oportunidades que o curso de administração lhe fez vislumbrar. Com uma visão mais empresarial, ele diz ter ideias de negócios que se casam diretamente com seu conteúdo, a perfumaria.
Por que começaram a criar conteúdo?
Uma jornada sempre começa com um pontapé inicial, por mais diverso que seja. Todos eles possuem uma razão para terem começado:
Ao contrair o Coronavírus, Vitor acabou perdendo seu olfato e, após uma volta gradativa, se interessou pela perfumaria, o que é seu principal conteúdo. Já era ator desde 2013: em seu currículo possui 5 novelas e 4 séries, e em 2022 estreou no cinema com o filme “Morando com o Crush”. Com 12 anos de vida pública, atualmente Vitor divide seu tempo entre a atuação, os estudos na universidade e sua carreira como influenciador digital.
Arthur se via na universidade, porém de forma on-line por conta da pandemia. Começou a se aventurar no TikTok até gravar seu primeiro vídeo mostrando seu look, que viralizou quase que instantaneamente. Arthur se consolidou no mundo da moda e já fez participações nas Semanas de Moda em Paris, Milão e São Paulo. Foi vencedor do TikTok Awards na primeira edição da premiação, levando a categoria “moda e beleza”.
Manu Melo sempre gostou da ideia de criar conteúdo, e, ao ingressar na Uerj, viu muitas pessoas gravando seu dia a dia e mostrando como é a vivência na universidade. Isso a encorajou, e hoje aproveita o seu tempo livre para gravar vídeos na própria Uerj. Com cerca de 1,2 milhão de curtidas no TikTok, Manu começou a criar conteúdo em 2024, e seu vídeo com mais visualizações conta com 2 milhões de acessos.
Suas motivações foram diferentes, mas todas culminaram em uma trajetória desafiadora nas redes sociais. Combinando Instagram e TikTok, Manu conta com 13 mil seguidores, Arthur com 1,8 milhão e Vitor com 1,2 milhão.
Os números não são a coisa mais importante; alunos seguem seus projetos com muito amor e muita significação por trás. Além dos três entrevistados pelo COMUNICA UERJ, muitos outros alunos criam conteúdos para as redes sociais, cada um com realidade e história únicas.
Comments