top of page
Foto do escritorComunica Uerj

Inauguração da Abac celebra legado de Rosa Magalhães a carnaval carioca

Por Matheus Fernandes


A Academia Brasileira de Artes Carnavalescas (Abac), localizada no Centro do Rio de Janeiro, foi inaugurada no dia 1º de outubro. O evento atraiu personalidades históricas do carnaval, artistas, e admiradores. A Abac será um centro de memória do carnaval, além de oferecer cursos e palestras sobre o tema. 


A inauguração da Academia foi marcada por homenagens a grandes nomes do carnaval e, entre eles, a renomada carnavalesca Rosa Magalhães, que faleceu em julho aos 77 anos. Os convidados puderam reviver momentos marcantes do carnaval, com apresentações de escolas de samba e depoimentos de artistas que foram influenciados pela obra de Rosa. A cerimônia foi uma celebração da cultura carnavalesca e da importância de preservar a memória dos grandes nomes que contribuíram para sua evolução.


Rosa Magalhães se destacou como a maior detentora de títulos na era do Sambódromo, conquistando a vitória dos desfiles de carnaval nos anos de: 1982, 1994, 1995, 1999, 2000, 2001 e 2013. Seu estilo inovador e a habilidade em criar enredos que mesclavam tradição e modernidade fizeram dela uma referência no carnaval carioca. Rosa foi responsável por transformar a estética das escolas de samba, elevando o nível das apresentações e contribuindo para a popularização do carnaval fora do Brasil.


Foto: Cristina Indio do Brasil/Agência Brasil

 

Um dos legados mais significativos de Rosa para a cultura popular carioca foi a doação de 5 mil croquis e figurinos à rede de bibliotecas da Uerj, realizada em 2022. Ela doou seus desenhos à universidade para satisfazer seu desejo de que o material esteja acessível à população. Essa coleção inclui desenhos originais em folhas A3, abrangendo trabalhos de 1973 a 2022, e representa mais de quatro décadas de sucesso no carnaval carioca, permitindo que a história do samba esteja presente na exposição. Os croquis revelam, não apenas o talento artístico de Magalhães, mas também sua visão criativa e a evolução do carnaval ao longo dos anos.


Foto: Rede Sirius, Uerj/Reprodução

Figurinos desenhados por Rosa Magalhães para a Imperatriz Leopoldinense (1999)


Para aqueles que desejam visitar a exposição, é possível agendar uma visita pelo site da Rede Sirius (www.rsirius.uerj.br). Os croquis estão expostos no 3º andar do Pavilhão Reitor João Lyra Filho, localizado no campus Maracanã da Uerj. A visita é uma oportunidade única de conhecer de perto a história do carnaval e o impacto duradouro que Rosa Magalhães deixou na cultura brasileira.

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page