top of page

Herbário da Uerj: o tesouro botânico escondido no campus Maracanã

  • Foto do escritor: Comunica Uerj
    Comunica Uerj
  • 8 de mai.
  • 2 min de leitura

Desconhecido por muitos, o HRJ está aberto à visitação e possui um acervo botânico com cerca de 15 mil amostras de plantas, incluindo espécies raras e ameaçadas.


Por: Felipe Custódio


Foto: Reprodução/Uerj

Visitante observa espécime de angiosperma do herbário
Visitante observa espécime de angiosperma do herbário

Muitas vezes passando despercebido pela comunidade universitária, o Herbário da Uerj, vinculado ao Departamento de Biologia Vegetal/Ibrag da universidade, fica localizado no Campus Maracanã e possui um papel vital na preservação da flora brasileira. Criada em 1983, a biblioteca vegetal tem cerca de 40 anos de existência e abriga aproximadamente 15 mil registros de diferentes grupos de plantas, além de amostras centenárias e aquarelas originais da renomada artista botânica inglesa Margaret Mee.


A importância do herbário


A coleção não é apenas um arquivo de plantas secas, mas um patrimônio vivo da biodiversidade brasileira, que contribui para a construção de um banco de dados importante para estudos botânicos e ecológicos, oferecendo acesso a pesquisadores e interessados.  Com milhares de espécimes catalogados, incluindo plantas raras e ameaçadas de extinção, o herbário se destaca como um dos maiores centros de pesquisa botânica do Rio de Janeiro, e que serve como um laboratório vivo para elaboração de políticas públicas de conservação, contribuindo para a preservação da biodiversidade.


Além de ser um importante acervo para consulta, o herbário se transforma em um campo de pesquisa em tempo real, atendendo a inúmeros trabalhos acadêmicos e subsidiando o desenvolvimento de monografias, teses e dissertações em diferentes áreas de conhecimento já existentes na universidade, sendo as mais frequentes a Biologia Vegetal, a Ecologia, a Bioquímica e a Farmácia


Como acessá-lo?


Embora muitas pessoas da comunidade acadêmica ainda não saibam da existência do herbário, ele está aberto à visitação: basta agendar sua visita. Para quem não tem tempo de fazer isso pessoalmente, a consulta on-line também é possível, já que o acervo encontra-se 100% informatizado. O portal do herbário oferece uma maneira prática de explorar as amostras, tudo ao alcance de um clique. 


Aberto ao público, o Herbário da Uerj fica na sala 2.014, 2º andar, bloco E, campus Maracanã. Devido à limitação do espaço físico, as visitas devem ser agendadas por e-mail (uerjherbario@gmail.com). Há três modalidades de visitação, sendo a primeira delas destinada a pesquisadores de botânica. As visitas didáticas, por sua vez, são aulas práticas das disciplinas do curso de Ciências Biológicas. Além disso, o herbário atende a alunos de outros cursos que requeiram manuseio e identificação de amostras, sendo realizados também treinamentos visando à formação profissional nesse campo do conhecimento.



Comments


bottom of page