Grupo de apoio psicológico para estudantes da Uerj: conheça o projeto
- Comunica Uerj
- há 7 dias
- 2 min de leitura
Atendimento no Serviço de Psicologia Aplicada não é o único recurso gratuito disponível na universidade
Por: Elenna Cruz
Foto: Luiza Berriel

O tema saúde mental tem sido um dos mais acessados no COMUNICA UERJ. Por conta da rotina cansativa, muitos estudantes se encontram angustiados e sem amparo para lidar com os conflitos que a vida acadêmica, pessoal e profissional proporcionam. Porém, poucos sabem que a psicoterapia individual não é a única forma de cuidar da nossa comunidade. Muitas vezes, um sofrimento que nos parece particular pode na verdade ser uma questão que atinge outras pessoas, podendo ser trabalhado por meio da conexão humana.
O Grupo de Apoio Psicológico (Gapsi), coordenado pelas professoras Eleonôra Prestello e Laura Quadros, promove rodas de conversa abertas para alunos de qualquer curso da Uerj. Apesar de não se tratar de um serviço de terapia em grupo, o projeto promove encontros de acolhimento psicológico a partir da Gestalt, abordagem da psicologia que enfatiza a potencialidade das relações e experiências.
Imagem de: Luiza Berriel

A estagiária Luiza Berriel contou que os temas abordados são trazidos pelos próprios participantes em aulas anteriores. Segundo ela, o feedback tem sido bastante positivo, tanto daqueles que frequentam todos os encontros, quanto aqueles que vão pela primeira vez e se surpreendem. Foi criado um espaço seguro, no qual os estudantes podem compartilhar suas experiências ou apenas ouvi-las, sempre de forma respeitosa. Além disso, tecer uma rede de apoio pode agir de forma complementar a um processo terapêutico, possibilitando momentos especiais de troca em que é possível entrar em contato com sentimentos que muitas vezes parecem que não cabem na rotina.
Os encontros acontecem quinzenalmente na sala 10.033 E, no décimo andar, e as datas e temáticas são anunciadas no instagram @gapsi.uerj. Não é necessário fazer inscrição. Além da Luiza, a equipe conta com Gabriella Soares, bolsista de extensão, e as estagiárias Sabrina Gonçalves, Ana Beatriz Dias e Deborah Maia.
Comments