top of page

Galerias de arte da Uerj: conhecimento, cultura e fazer artístico na universidade

  • Foto do escritor: Comunica Uerj
    Comunica Uerj
  • 9 de abr.
  • 2 min de leitura

Por: Alice Moraes


Foto: Alice Moraes

Galeria Cândido Portinari 
Galeria Cândido Portinari 

Quebrando estereótipos injustos de que a universidade é só baderna e bagunça, a Uerj incentiva a produção artística e a valorização da arte por meio das galerias. Entrando pelo portão 5, é muito fácil você avistar a Galeria Cândido Portinari. Subindo as escadas do Coart, passamos pela Galeria da Passagem. Seguindo, é possível encontrar a Galeria Gustavo Schnoor.


Todas têm pontos ótimos em comum. Elas dão visibilidade a vários artistas e facilitam o acesso à arte não só para o corpo interno da Uerj, mas também para o público externo. As galerias mostram que a universidade produz conhecimento e reflexões valiosas por meio das obras nas exposições artísticas. 


Na galeria Cândido Portinari, observei os cadernos de assinaturas e de opiniões. Os comentários elogiavam e diziam “parabéns” pelas artes que lá haviam. Lembro de um comentário que mencionou a reflexão interessante que as obras proporcionaram. O caderno de assinaturas tinha 780 nomes. A mediadora que lá estava ressaltou que, no evento Uerj Sem Muros, a galeria recebeu bastante visitantes, incluindo o público externo, como os alunos de escolas da rede pública e privada. 


Ambas as galerias estão com a mostra “Cândido, ou o Otimismo”, baseada no livro de mesmo nome de Voltaire, em comemoração aos 75 anos da Uerj e aos 40 anos da galeria Cândido Portinari. Os artistas que participam da exposição já passaram pela Uerj de alguma forma, como ex-alunos e professores. “É uma exposição que celebra, mas que também não esquece dos 75 anos de luta na Uerj”, comenta a mediadora do Departamento de Cultura (Decult), Vânia Saraiva, de 24 anos e estudante de história da arte. 


“As obras trazem a mensagem sobre otimismo, sobre nós, estudantes da Uerj, de estarmos aqui presente na luta e nos desafios da universidade”, explicou a jovem. Ela ainda ressaltou, para minha alegria, que a universidade é um dos maiores campos com setores culturais. O que comprova isso é que a Uerj tem o segundo maior teatro da América Latina, o Teatro Odylo Costa filho. 


As exposições de arte na Uerj agregam para toda a comunidade interna e externa. “É muito rico que essas galerias estejam aqui”, enfatiza a estudante, evidenciando a importância das mostras de arte na Uerj. Esta colunista que vos fala gostaria que essas exposições fossem mais comentadas. Elas constroem um aprendizado necessário e valioso. 



Comments


bottom of page