top of page
Foto do escritorComunica Uerj

Festival Literário Internacional de Maricá movimenta a cidade

Nona edição da Flim tem homenagens a Ziraldo e shows de gêneros diversos


Por Gabriel de Souza


Com o tema “Maricá, a nossa história a gente escreve aqui”, a Festa Literária Internacional de Maricá (Flim), aconteceu na orla do Parque Nanci, Região Metropolitana do Rio de Janeiro, entre os dias 1 e 10 de novembro e homenageou o cartunista Ziraldo, além de incluir apresentações dos cantores Lenine e Vanessa da Mata.


Reprodução: Festival Literário Internacional de Maricá                              

Promovido pela Prefeitura de Maricá, o festival tinha como proposta debater a territorialidade, a cidadania, o protagonismo estudantil, as memórias e as histórias de vida. Na sexta-feira (1/11), o prefeito Fabiano Horta (PT) destacou o sucesso da Flim ao unir o universo dos livros à formação dos jovens da cidade, tanto acadêmica quanto individualmente.

       Durante a abertura da Flim, Horta discursou sobre a importância do evento para a cidade e sua cultura, afirmando que ele se tornou um ambiente com uma dimensão de pertencimento coletivo do município. 


Reprodução: Bernardo Gomes

Espaços multimidiáticos divertem o público


A Flim contou com cinco espaços interativos para atender ao público. Os locais foram a Tenda Flim, no qual estiveram presentes mais de 100 editoras com um catálogo de mais de 12 mil livros; a Flimzinho, para crianças; a Imersão Flim, que contou a história de Maricá e das edições anteriores do festival; e a Papo Flim, com rodas de discussão e de leitura. Além da Feira de Artesanato e Palco Flim, área disponibilizada para artesãos maricaenses mostrarem seus produtos ao lado do palco, no qual cantores se apresentaram durante a noite.


Ziraldo é exaltado


O cartunista Ziraldo, que faleceu em abril deste ano, recebeu uma homenagem na tenda Papo Flim, no domingo (4/11), mas as suas criações também encontravam-se em diversas partes do evento. 

Com uma roda de conversa mediada por Adriana Lins, diretora do Instituto Ziraldo e sobrinha do escritor, o papo percorreu a trajetória do artista mineiro e teve como destaque o potencial educador dos livros infantis. Também estavam presentes os cartunistas Miguel Paiva e Aroeira, que contribuíram nas ilustrações de suas obras.


Cantores agitaram a Flim


No Palco Flim, a partir das 22, uma seleção de artistas brasileiros de gêneros distintos fecharam o evento com muita música. O samba do Pretinho da Serrinha foi o encarregado da abertura. Além disso, Sandra de Sá, Lenine, Roberta Sá, Vanessa da Mata e o forró do pernambucano Geraldo Azevedo marcaram presença nos dias seguintes do festival.


Reprodução: Gabriel Ferreira/Prefeitura de Maricá

Palco do Flim


7 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page