Reflexões sobre avanços científicos e sociedade pautam 9ª edição do concurso de curtas
Foto: Rebeca Passos
Por Rebeca Passos
O Festival Curta na Uerj retorna em 2023 com a ciência como tema. Após dois anos intensos marcados pelos efeitos da Covid-19 e uma grande corrente de negação do conhecimento, a 9ª edição do concurso convoca a refletirmos sobre avanços da tecnologia, as diversas formas do mundo científico e a importância de seu papel na sociedade.
O concurso está aberto à participação da comunidade da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e do público em geral, contemplando duas categorias: “Teen”, destinada a autores de 12 a 17 anos (até a data de encerramento das inscrições), e “Adulto” para maiores de 18 anos. Ao se inscrever, o participante concorre a smartphones, kits de gravação e tablets. As inscrições ficam abertas até o dia 12 de junho e ocorrem exclusivamente no site do festival. Os participantes devem produzir vídeos com no máximo dez minutos de duração.
Promovido pelo Centro de Tecnologia Educacional (CTE) e pela Diretoria de Comunicação Social (Comuns) da Uerj, o Festival Curta na Uerj tem alcance nacional. O evento tem o propósito de incentivar a produção audiovisual, revelar talentos e contribuir para o debate sobre a democratização do ambiente digital. Além disso, o festival busca intensificar
o diálogo entre as diversas linguagens de vídeo, TV, cinema, animação e internet.
Desde 2012, foram realizadas oito edições que reafirmam o compromisso com questões da atualidade, apresentando temas em sintonia com o calendário sociocultural nacional. Já foram reunidos cerca de 500 trabalhos produzidos por variadas plataformas tecnológicas, desde celulares até câmeras e filmadoras sofisticadas.
Para saber mais sobre o festival, acesse o site www.curtanauerj.uerj.br.
Comments