‘Expresse! Day’: evento apresentou nova presidência e recebeu convidados especiais
- Comunica Uerj
- 27 de mar.
- 3 min de leitura
Ex-colaboradores narraram suas experiências e incentivaram universitários a fazerem parte da empresa júnior
Por: Clara Calvente
Fotos por: Clara Calvente

Na última sexta-feira (21), a Expresse! Consultoria, empresa júnior (EJ) de Comunicação Social Uerj, realizou um evento chamado Expresse! Day, com o intuito de apresentar a empresa, suas ações e seus propósitos a alunos interessados em obter conhecimentos empresariais ainda na universidade. Segundo Victor Pereira, atual presidente da EJ, a iniciativa busca atrair calouros para o mundo das empresas juniores. O Expresse! Day é uma novidade para a empresa, que – também de acordo com o presidente – sentia a necessidade de recuperar um protagonismo na Uerj e na RioJunior, federação das empresas juniores do Estado do Rio de Janeiro.
A Expresse! existe desde 2013, e, desde então, vem dialogando com diferentes marcas, produzindo suas identidades visuais, designs gráficos e brandings, além de realizar o monitoramento das mídias e assistir à comunicação interna. O evento iniciou-se com uma apresentação dos novos diretores e da nova presidência.
Após essas introduções, alguns ex-colaboradores convidados comentaram suas experiências após terem trabalhado na empresa júnior. Maria Victoria Santiago, ex-diretora comercial e ex-presidente da Expresse!, Matheus Vinícius Amaral, que foi diretor de comunicação em 2018 e presidente em 2019, e Maria Eduarda Costa, ex-diretora de marketing, discursaram sobre suas vivências no mercado de trabalho, explicando como trabalhar em uma EJ os ajudou a enfrentar problemas e a conseguir vantagens no meio corporativo. Os três, atualmente, trabalham com comunicação em grandes instituições e relataram que diversas experiências pessoais e aprendizados só foram possíveis pelas suas participações na EJ.
Maria Eduarda ainda ressaltou três pontos que a destacaram, como candidata, em processos seletivos externos: o networking – pois, ao entrar na empresa, se conectou com colegas de trabalho, clientes e participou de diversos eventos –, a oportunidade de testar habilidades – criando projetos e mesclando aprendizados da EJ com os vindos de outros estágios – e um portfólio consolidado, devido à experiência empresarial prévia. Os convidados enfatizaram que, em diversos casos de conflitos, a solução só pode ser encontrada por eles devido às experiências anteriores tidas na Expresse!.
Fotos por: Clara Calvente

Após um breve intervalo, Joanna Favre, estudante de Engenharia Química na UFRRJ, e diretora de desenvolvimento da rede RioJunior, apresentou dados das conquistas de EJs do Estado do Rio de Janeiro. Ela explicou que o papel da federação é conectar e promover programas de assistência ao desenvolvimento das empresas. Além disso, a RioJunior é responsável por representar as empresas fluminenses diante da Confederação Nacional de Empresas Juniores.
A diretora explicou que o propósito do MEJ (Movimento Empresarial Júnior) é formar lideranças comprometidas, para o meio empresarial, e capazes de transformar o Brasil em um país empreendedor. Joanna também apresentou os diferentes eventos importantes para o setor, como o Efej (Encontro Fluminense de Empresas Juniores) e o Enej (Encontro Nacional de Empresas Juniores).
No final do evento, a equipe da Expresse! anunciou a abertura do processo seletivo de 2025, que acontecerá em duas partes. Na primeira, o candidato deverá mandar um currículo e dizer por que quer entrar para a Expresse!. Já na segunda, o candidato participará de uma entrevista individual, na qual precisará montar uma apresentação de slides.
Mais informações sobre o processo seletivo estão disponíveis no Instagram da empresa: @expreeseconsultoria.
Komentarze