top of page
  • Foto do escritorComunica Uerj

Estudantes da Uerj enfrentam problemas de locomoção e segurança em dias de grandes jogos no Maracanã


Foto: Uerj Reprodução Internet


Por Jean Guimarães


A dificuldade no transporte e na locomoção ao redor do Maracanã nos dias de jogos em dias úteis no estádio é um problema de longa data que afeta os estudantes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), alterando significativamente a dinâmica de seu trajeto e segurança na volta para casa para aqueles que cursam no turno tarde/noite, visto o fechamento de ruas nos arredores pela Prefeitura do Rio de Janeiro.



Em dias de jogos que costumam trazer grande movimentação na região, como por exemplo, do Flamengo e do Fluminense, a Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-RIO), responsáveis pela implantação e manutenção da sinalização de trânsito, interdita diversas vias principais ao entorno do Estádio Maracanã, para atender aos eventos, recomendando que os motoristas evitem passar pela região nos horários das interdições, busquem antecipar os horários de seus deslocamentos ou utilizem rotas alternativas.



Insegurança na volta para casa


Nicoly Alburquerque, estudante do curso de Jornalismo na Uerj e moradora de Piedade, bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro, relata que já chegou a passar mais de uma hora no ponto de ônibus na volta para casa pelo não cancelamento das atividades na universidade, ressaltando também a questão de segurança nos arredores.



"Se a aula é mantida eu posso desistir de chegar em casa cedo. É ficar uma hora, uma hora e meia no ponto. É muito importante quando a Uerj reduz o expediente, porque eu tenho a oportunidade de ir para casa com segurança”, disse a aluna.



Posição da Uerj


Com as recomendações da Prefeitura do Rio de Janeiro para a redução do expediente em departamentos e instituições públicas nos dias de jogos com expectativa de mais de 20 mil pessoas no Maracanã, há a expectativa por parte dos alunos, de que a Uerj emita um comunicado oficial, para toda a comunidade acadêmica e administrativa, sobre o encerramento do expediente presencial e a transferência para a modalidade assíncrona no turno da tarde e noite.



Essa foi a decisão do conselho de Diretores do Centro de Educação e Humanidades (CEH), ficando, no entanto, a cargo de cada professor manter as atividades de forma on-line ou o cancelamento das aulas. Essa orientação, porém, só vale para as faculdades e institutos ligados aí CEH, pois a reitoria não adota uma posição oficial para toda a universidade.




32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page