top of page
  • Foto do escritorHugo Lage

Encontro de gerações: Unati conecta idosos e jovens

Ambiente voltado para idosos também oferece oportunidades para mais jovens


Espaço de integração entre todas as gerações, a Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati) oferece aulas, oficinais, serviços de saúde, encontros e eventos para os mais velhos e oportunidades de estágios e trabalho para os mais jovens. Em uma micro universidade temática, a Unati Uerj se apresenta como fator importante na relação entre as diferentes faixas etárias e na valorização dos idosos da sociedade.


Entrada da Unati, no Bloco F, do décimo andar


Fundada em agosto de 1993, a Unati tem como objetivo principal oferecer atividades e serviços para pessoas com mais de 60 anos. Localizada no Bloco F do décimo andar, ela foi criada para contribuir com os níveis de saúde físico-mental e social desse grupo etário. Um dos alunos, o professor aposentado José de Abreu, participa desde 2015 das práticas da Unati Uerj. Ele deixou claro que o ambiente é ótimo, assim como a relação de todos, sejam alunos, professores ou instrutores.


Para José, as melhores aulas são as ligadas ao corpo e à mente. Ele seleciona como favorita uma sobre dança e alongamento.


Ao longo do ano, são oferecidos cerca de 70 cursos ou oficinas para os idosos, todos administrados pela Coordenação Pedagógica da Unati. Além de atividades para estimular o corpo, tem grupos de estudos, rodas de conversas, sessões de cinema, fóruns, palestras, seminários, festas temáticas, entre outras.


A própria Unati Uerj se apresenta como um espaço para que os idosos se sintam confortáveis e possam conhecer coisas novas. José acredita que todas as atividades oferecidas são de ótima qualidade.


Além desse espaço para novas experiências, a Universidade disponibiliza dois ambulatórios: o Núcleo de Atenção ao Idoso (Nai); e o Serviço de Cuidado Integral à Pessoa Idosa (Cipi).


Ambos são integrados ao Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE), e Policlínica Piquet Carneiro, que atendem cerca de mil idosos anualmente.


Apesar de o público-alvo ser mais velho, os idosos não são os únicos que podem usufruir da Unati. Em parceria com a Faculdade de Medicina da Uerj (FCM Uerj), a Universidade oferece um curso de Pós-Graduação Lato Sensu de Especialização em Geriatria e Gerontologia.


Além dele, existe o Curso de Extensão de Informação e Orientação para Acompanhantes e Familiares de Idosos, e a residência nas áreas de medicina, enfermagem, nutrição, fisioterapia, psicologia e serviço social.


Há também estágios internos para alunos da Uerj, voltados para o cuidado com a população idosa. A” Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia” também é outro produto da Unati Uerj.


Um espaço para todas as idades, a Unati Uerj tem papel importante na comunidade uerjiana. Assim como José, muitos outros idosos e jovens esperam o retorno às aulas para eles, que começam apenas no dia 20 de março.


17 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page