top of page
  • Foto do escritorRodrigo Rodrigues

Em uma Copa cheia de emoções, seleções africanas têm melhor desempenho comparado às outras edições

Marrocos e Senegal surpreendem na fase de grupos e avançam para mata-mata

As edições da Copa do Mundo contam com cinco vagas destinadas a países africanos, e no mundial deste ano, Camarões, Gana, Marrocos, Senegal e Tunísia representaram o continente. Das cinco seleções, apenas Marrocos e Senegal avançaram ao mata-mata. A equipe marroquina enfrentou a Espanha nas oitavas de final, na qual foi vencedora nos pênaltis por 3 a 0, e disputará o próximo jogo contra Portugal, em confronto válido pelas quartas de final. Já Senegal, perdeu para a Inglaterra por 3 a 0 e deu adeus a competição. Vamos relembrar como foram os desempenhos dessas seleções nos últimos mundiais que disputaram?


Fonte: Reuters/Lee Smith

Jogadores de Marrocos comemoram a classificação nos pênaltis diante da Espanha


Camarões concorreu no mundial em oito oportunidades: 1982, 1990, 1994, 1998, 2002, 2010, 2014 e 2022. A melhor participação dos “Leões Indomáveis” foi na Copa de 1990, com a conquista da primeira colocação no seu grupo, totalizando quatro pontos. Dessa forma, avançaram até às quartas de final, enfrentando a seleção Inglesa e sendo eliminados pelo placar de 3 a 2.


No Mundial do Catar, a seleção camaronesa tinha um grande desafio pela frente já na primeira fase: Brasil, Sérvia e Suíça eram seus adversários. Mesmo com inferioridade técnica comparada às demais do grupo, fez frente à seleção Suíça, perdendo por 1 a 0, empatou o jogo em 3 a 3 contra a Sérvia após estar perdendo por 3 a 1 e, na última rodada, ganhou da seleção brasileira pelo placar de 1 a 0. Terminando, assim, sua participação no mundial em terceiro lugar na fase de grupos, com o total de quatro pontos.

Fonte: Super Esportes

Seleção camaronesa em jogo contra o Brasil na Copa do Catar


Em 2022, a seleção ganesa foi para a sua quarta edição de Copa do Mundo. Sua primeira participação foi no ano de 2006, tendo a Itália, República Tcheca e Estados Unidos como adversários. Ficou em segundo colocado no grupo com seis pontos e avançou às oitavas. No entanto, perdeu por 3 a 0 para a seleção brasileira. Seu melhor desempenho aconteceu na Copa de 2010. Gana ficou novamente em segundo colocado na fase de grupos, ganhou dos EUA nas oitavas por 2 a 1, porém, já nas quartas de final, perdeu para o Uruguai nos pênaltis. Em 2014 não se classificou para o mundial. Nesta edição, a seleção comandada por Otto Addo caiu na primeira fase, ficando em último colocado no seu grupo com três pontos, conquistados em cima da Coreia do Sul.


A seleção marroquina participou, até o momento, de seis edições de Copa do Mundo: 1970, 1986, 1994, 1998, 2018 e 2022. Sua última melhor campanha foi em 1986, quando o país chegou às oitavas de final. Com quatro pontos, a equipe marroquina ficou em primeiro do grupo formado por Inglaterra, Marrocos, Polônia e Portugal. Avançou às oitavas, porém, perdeu por 1 a 0 para a Alemanha Ocidental.


Na atual edição, a equipe comandada pelo técnico Walid Regragui ficou na primeira colocação do grupo, ganhando até mesmo da poderosa seleção da Bélgica, uma das candidatas ao título. Enfrentou a Espanha nas oitavas de final e levou a partida para as penalidades após o placar de 0 a 0 no tempo normal. O goleiro Bounou teve uma atuação de gala após defender três pênaltis e, assim, a seleção marroquina avançou de fase. Agora, seu melhor desempenho em Mundiais está sendo nesta edição, já que enfrentará a seleção portuguesa nas quartas de final.


Fonte: Reuters

Luis Henrique desolado com eliminação da Espanha


Chegando à quarta seleção africana presente no mundial, temos o Senegal com a sua terceira participação em Copas do Mundo. Sua estreia foi em 2002, num grupo que contava com Dinamarca, Uruguai e França, a então campeã. A seleção senegalesa ficou em segundo, com cinco pontos, sendo três deles conquistados em cima da seleção de Zinedine Zidane, quando a França perdeu por 1 a 0. No ano de 2018, caiu na primeira fase.


A classificação do Senegal para a Copa do Catar foi bem dramática: ganhou nos pênaltis do Egito. Antes de o mundial começar, tinha-se uma boa expectativa da seleção, que contava com excelentes jogadores, como o goleiro Mendy, o zagueiro Koulibaly e seu maior craque, Sadio Mané, atacante do Liverpool. Às vésperas do torneio, Mané se lesionou e, assim, ficou fora da Copa. No entanto, Senegal mostrou que poderia avançar de fase sem seu melhor jogador. E passou. Em um grupo com Holanda, Catar e Equador, a seleção senegalesa ficou em segunda posição, avançando às oitavas de final. Porém, no seu caminho tinha uma pedra. Esta, se chamava Inglaterra. Senegal perdeu por 3 a 0 e se despediu da Copa.


Participando da sua sexta edição em 2022, a Tunísia repetiu seu retrospecto nos últimos mundiais e não avançou para as fases finais. Em sua primeira participação no torneio de 1978, tornou-se a primeira seleção africana a vencer uma partida de Copa do Mundo, superando o México por 3 a 1. Sua melhor campanha foi nesta edição de 2022, com o terceiro lugar no grupo com um total de quatro pontos.


A Copa do Mundo de 2022 já é um feito histórico para as seleções africanas, que bateram recorde de pontos obtidos na fase de grupos. O melhor desempenho tinha sido em 2002, quando tiveram um total de 15 pontos. Agora, o recorde é de 24 pontos conquistados.


A última vez em que duas seleções africanas chegaram ao mata-mata de Copa do Mundo foi em 2014, quando Argélia e Nigéria avançaram pela primeira vez. Agora, Marrocos e Senegal repetem o feito histórico de 2014, mostrando ao mundo que, com menos jogadores estrelados, menos investimento no futebol em relação aos outros continentes e campeonatos com menos visibilidade, podem fazer frente às outras seleções com nível técnico superior e tornar o campeonato mais disputado e emocionante. Afinal, já está na hora da Fifa conceder à África um maior número de vagas no mundial para que as seleções mostrem seu valor no esporte.


26 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page