top of page
  • Foto do escritorComunica Uerj

Eleições para o Cacos: conheça a única chapa candidata e o processo eleitoral

Atualizado: 14 de abr.

COMUNICA entrevista o presidente da chapa PluriCacos, Felipe Abreu


Por Richard Gabriel    Redatora: Julia Lima


Foto: Felipe Abreu 

Grafite no Centro Acadêmico de Comunicação Social


As eleições para a nova diretoria do Centro Acadêmico de Comunicação Social da Uerj (Cacos) acontecem dos dias 15 a 17 de abril. A votação será no dia 19, sendo realizada  no hall do décimo andar e os horários foram divulgados nas redes sociais do Cacos. Todos os alunos da Faculdade de Comunicação Social da Uerj com matrícula ativa poderão participar. 


A eleição terá chapa única, a PluriCacos, formada pelos seguintes alunos:  Felipe Abreu (Presidência, Financeiro e Relações Institucionais); Thayna Pereira (Vice-Presidência e Eventos); Victória Macedo (Eventos e Vendas e Produtos); Carla Rocha (Comunicação); Pedro Rubim (Comunicação, Financeiro e Estrutura); Carlos Matos (Comunicação e Estrutura); Coral Azevedo (Relações Institucionais e Cultura e Diversidade); ⁠Maria Eduarda Rocha (Relações Institucionais e Cultura e Diversidade); Bruna Borges (Financeiro e Vendas e Produtos); Henrique Oliveira (Secretaria e Cultura e Diversidade) e Pedro Ernesto (Esportes). Segundo o regulamento, a chapa precisa de, no mínimo, 60 votos ou a decisão fica a cargo da direção da FCS, dirigida pela professora Patrícia Miranda.


Atualmente, o Centro Acadêmico está sob comando da Comissão Eleitoral, que assumiu dia 6 de dezembro de 2023. Ela é composta pelos alunos Suelen Pereira, Carlos Henrique da Conceição, Beatriz Vianna, Jennifer Tavares e Luiz Pedro dos Santos. No processo eleitoral, o período de gestão da comissão é de 3 meses, mas houve atrasos e ela acabou ficando cerca de um mês a mais.



‘Queremos reconstruir a relação com os estudantes’



O COMUNICA entrevistou o presidente da PluriCacos, Felipe Abreu, aluno do 4º período de Relações Públicas, sobre as propostas e os desafios que a chapa enfrentará caso eleita.


Qual o principal desafio que a chapa vai enfrentar caso eleita?

Hoje, o principal desafio é restaurar não só o moral do Centro Acadêmico com os alunos como também a dos alunos com ele, depois de muita turbulência no último período. Eu acho que a maior dificuldade de um aluno que chega à Faculdade de Comunicação hoje, é se identificar com o Cacos, não só como espaço físico, mas também como o movimento político que a Comunicação Social da Uerj é.


Quais as primeiras medidas que a chapa pretende?

A gente precisa remodelar algumas coisas dentro do nosso espaço, desde trazer novos móveis até retirar outros que estão trazendo muita preocupação ao pessoal por questões de saúde. Pensando em espaço acadêmico e político, a gente quer cobrar coisas que já deveriam ter sido feitas, como a sala Revoluti que deveria ser aberta das nove da manhã às seis da noite para que os alunos possam utilizá-la para fazer atividades pelo computador. Essa é uma medida que já foi aprovada no conselho departamental e deveria estar sendo implementada, mas não foi. 


Em relação ao diálogo com outras áreas da Uerj, o que a chapa pretende fazer inicialmente?

A gente quer ampliar diálogos com a Unati (Universidade Aberta da Terceira Idade) e com o Capsi (Centro Acadêmico de Psicologia) além de começar a conversar com o Centro Setorial do nosso curso (Centro de Educação e Humanidade da Uerj) para a ampliação do uso dos espaços ociosos da faculdade. Por exemplo, a gente tem do lado do centro setorial, que fica ali do lado do hall dos elevadores, um espaço fechado que não tem nada. Então nós vamos somar forças com o pessoal do Capsi para que aquele espaço, que é uma varanda, seja divulgado e aberto para o aluno.


Pensando nas gestões anteriores, qual o principal diferencial da PluriCacos em relação às antigas gestões?

Nosso diferencial vai ser construir através do diálogo espaços plurais dentro da universidade. A gente quer trazer de novo os alunos para o Centro Acadêmico, que esse seja um espaço dos alunos e que não seja apenas um discurso que a gente escuta em um primeiro dia de aula, ou quando você encontrar alguém da gestão. A gente vai dar continuidade à política e à luta social, mas com novas pautas para cada vez mais aproximar os impactos positivos das lutas estudantis da realidade dos nossos estudantes.


Foto:  Reprodução do Instagram

Imagem da chapa 1 PluriCacos

117 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page