top of page

Educação popular que transforma: pré-vestibular do Sintuperj prepara estudantes para o sonho universitário

  • Foto do escritor: Comunica Uerj
    Comunica Uerj
  • há 10 horas
  • 3 min de leitura

Foram aprovados 52 alunos no último vestibular da Uerj


Por: Felipe Custódio



Foto: Reprodução/Sintuperj

Alunos do pré-vestibular fazem simulado
Alunos do pré-vestibular fazem simulado

A parceria entre a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e o Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Públicas Estaduais no Rio de Janeiro (Sintuperj) promove há cerca de 20 anos o acesso de estudantes de camadas populares ao ensino superior em universidades públicas através do pré-vestibular social. O curso oferece aulas presenciais gratuitas, suporte psicológico e orientação para isenção de taxas e acesso às cotas universitárias.


O curso preparatório oferece 500 vagas, sendo 250 para o turno da tarde e 250 para o turno da noite. As vagas são oferecidas primeiramente a trabalhadores filiados ao Sintuperj e seus dependentes. As demais são abertas à comunidade externa à Uerj, que participa das etapas da seleção conforme o edital. 


Existindo desde 1998, o pré-vestibular social da Uerj foi criado inicialmente por um grupo de servidores da universidade e mantido pelo Sintuperj, sendo uma iniciativa que busca oferecer um ensino de qualidade a jovens e adultos que não têm condições de custear um preparatório, reafirmando o compromisso com a inclusão e a educação pública de qualidade. O curso oferece aulas para os principais vestibulares do país, mas tendo foco na Uerj. As aulas são ministradas por professores voluntários e monitores, que auxiliam os alunos em seus estudos.


As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, nos turnos da tarde (13h às 18h) e noite (18h às 22h), na Sala 1.020 do Bloco D, no 1º andar do Pavilhão João Lyra Filho, localizado no campus Maracanã. Já os simulados são aplicados aos sábados. 

O curso ser sediado no próprio prédio da Uerj constrói uma identidade universitária entre os alunos. Segundo a coordenadora de Formação e Comunicação Sindical do Sintuperj, Bianca Mantovani, “a convivência dos alunos no ambiente universitário pode aumentar a sensação de pertencimento ao espaço da universidade e a crença de que eles realmente podem conquistar uma vaga”.


O impacto do projeto é refletido nas histórias de seus ex-alunos. Caio Santos, aprovado em Geografia na Uerj, destaca a importância do pré-vestibular social em sua trajetória até se tornar estudante universitário: “Eu sou muito grato ao Sintuperj, fui acolhido de uma forma que não sei explicar. O curso com certeza me deu toda a base para hoje eu ter me tornado um aluno da Uerj, me sinto realizado.”


O programa prepara anualmente centenas de jovens para o vestibular, muitos dos quais ingressam nas universidades públicas e, ao longo do tempo, retornam como professores voluntários, perpetuando um ciclo de solidariedade. O último vestibular da Uerj contou com 52 ex-alunos do pré-vestibular social. Essa iniciativa reforça o compromisso do Sintuperj e da Uerj com a inclusão educacional e a promoção de uma sociedade mais justa e igualitária, na qual todos tenham acesso às oportunidades que a educação pode oferecer.


Marília Soares é estudante do Pré-Vestibular Sintuperj, e decidiu retomar os estudos aos 40 anos, após décadas longe da sala de aula. Mãe desde cedo, ela conta que sempre priorizou o trabalho e não teve a chance de prestar vestibular no passado, o que causou um receio ao voltar aos estudos após tanto tempo. 


“Quando descobri o pré-vestibular social da Uerj, me inscrevi na hora. Não conseguia estudar sozinha e não podia pagar um cursinho”, relata Marília. Hoje, ela se diz motivada com o apoio dos professores e sonha em voltar no ano que vem como aluna do curso de Nutrição.


Aqueles que desejarem mais informações ou realizar sua inscrição podem entrar em contato com o Sintuperj pelo telefone (21) 2334-0058 ou pelo e-mail sintuperjpre@gmail.com. A sede do sindicato fica na Rua São Francisco Xavier, 524, Sala 1.020 – 1º andar – Bloco D, Maracanã, Rio de Janeiro.


Comments


bottom of page