O prefeito do Rio de Janeiro é muito ativo e carismático nas redes sociais, mas também recebe críticas por publicações questionáveis.
A comunicação através das plataformas digitais é cada vez mais presente e essencial em nossas vidas. E na política não é diferente. Embora alguns políticos ainda prefiram comunicar apenas o necessário, outros dão verdadeiras aulas de popularidade na internet, com boas estratégias de uso das mídias sociais.
Foto: Reprodução/O Globo
Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro
É um tanto curioso ver a forma com a qual o Eduardo Paes (PSD), prefeito do Rio de Janeiro, age nas redes sociais. Sobretudo em plataformas como o Twitter e o Instagram. Ele usa esses canais para mostrar feitos de sua gestão, apresentar denúncias de vandalismo contra o patrimônio público, e até faz gozações e brincadeiras que envolvam o enaltecimento da capital fluminense como a cidade mais importante do mundo. O alcaide se mostra um expert em fazer essas coisas.
O político tem mais de 400 mil seguidores no Instagram, enquanto no Twitter são 700 mil seguidores. Os números são relevantes, tendo em vista que Eduardo é prefeito da capital, e não, governador de Estado ou presidente da República.
Ele ostenta uma importante popularidade nas redes, sempre usando o carisma para incentivar a população a fazer o bem em prol da cidade, por exemplo. Mas também usa de seu personalismo para aquilo que sabe fazer de melhor: a política. Os seus anos de trabalho a serviço dos cariocas parece ter lhe dado motivos suficientes para ser assim. Não à toa está no seu terceiro mandato de prefeito, coisa que até agora, só o César Maia (PSDB), hoje, vereador da capital, conseguiu. Mas ele pode chegar a mais em 2024 em ganhar o seu quarto mandato de prefeito.
No entanto, também há posturas um tanto questionáveis do prefeito, em especial no Twitter. Especificamente, sobre os casos de vandalismo no BRT, sistema de transporte rápido por ônibus, que sofreu grande precarização desde quando foi criado e, aparentemente, há um esforço da atual gestão no sentido de recuperar a integridade do sistema. Paes posta quase diariamente atualizações sobre novos ônibus e, além disso, tem frequentemente postado imagens de pessoas que vandalizam os veículos do sistema, expondo seus rostos e utilizando frases como “Vamos deixar esse delinquente famoso”. Embora suas postagens reflitam a indignação de grande parte da população carioca, essa atitude pode gerar outros problemas de violência como linchamentos e justiça com as próprias mãos.
Fonte: captura de tela do Twitter
Seguidores questionam responsabilidade do prefeito sobre possíveis consequências de suas publicações
É visível nas suas redes como ele usa o personalismo a seu favor. É tanta história de frente ampla que temos visto e vivido nos últimos tempos, que a prefeitura do Rio - na pessoa de Paes - também está conseguindo isso. Ele consegue unir apoios da direita tradicional até a esquerda para a sua gestão. Isso demonstra a capacidade de diálogo e de gestão do prefeito.
O carisma também é marca da sua gestão à frente da cidade do Rio. Quem não vê ele postando fotos na escola de samba do coração - a “sua Portela”, enquanto também aproveita tomando uma cerveja gelada, quase trincando e apreciando uma roda de samba. Ele sabe o que faz e, com isso, faz política. Mostrar que está mais próximo da grande massa da população, demonstra a inteligência do Eduardo, pois sabe que gestão não se resume a quatro paredes de um escritório, mas sim estando ao lado de quem o elegeu - o povo.
Comments