top of page
Foto do escritorComunica Uerj

DÍVIDAS ATRASADAS E DIFICULDADE PARA SE ALIMENTAR

Estudantes protestam contra atraso no pagamento de auxílios estudantis e são reprimidos pela PM.


Foto: Jean Guimarães


Por Giovanna Guitarrari


Depois de 12 dias sem sinalização do pagamento dos auxílios estudantis da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), os estudantes da instituição se mobilizaram, na última terça-feira, para a realização do ato Cadê a Bolsa dos Estudantes, que teve início dentro do Campus Francisco Negrão de Lima e terminou na saída do portão 5 (Rua São Francisco Xavier), após ser reprimido pela Polícia Militar com gás lacrimogêneo.



Segundo o Folheto Institucional da Universidade, publicado em julho de 2023, a Uerj possui 6.390 bolsas permanência para cotistas de graduação e 194 para cotistas da pós-graduação, além dos bolsistas que recebem Bolsa Apoio à Vulnerabilidade Social (BAVS) e os auxílios, como o alimentação e o transporte.



Ana Carolina Toussaint, aluna de história e cotista, estava presente no protesto e afirmou a importância do ato como uma forte e significativa mobilização que mostra que a instituição tem alunos dispostos a lutar pela permanência plena. Ana Carolina defendeu o ato na rua como uma maneira de mostrar à população o que acontece dentro da universidade e, sobre o confronto policial vivenciado, relatou que se sentiu reprimida com o uso do gás lacrimogêneo e testemunhou pessoas passando mal após a ação.


Foto: Jean Guimarães


Três dias depois da mobilização, o pagamento das bolsas e auxílios dos estudantes finalmente foi efetivado na manhã de sexta-feira (15). Na segunda-feira (11), o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), afirmou em suas redes sociais que, assim que tomou conhecimento do atraso, determinou a imediata solução, acionando a secretaria responsável para liberar o valor integral no mesmo dia. Procuramos o governador, através do Instagram, e de sua assessoria, via e-mail, para esclarecer o porquê da demora para tomar ciência do atraso, mas não obtivemos resposta. No dia seguinte, 12, a Pró-Reitoria de Políticas e Assistência Estudantis (PR4) da Uerj publicou um vídeo declarando que o valor de todas as bolsas e auxílios estariam na conta dos estudantes da Uerj até sexta-feira (15/9).



Ana Carolina reitera as dificuldades enfrentadas pelos estudantes nesses dias sem repasse do dinheiro, expondo que muitos estavam com dívidas básicas atrasadas, como o próprio aluguel, que não conseguiam pagar pela falta da bolsa: “Eu não recebi o meu auxílio alimentação, logo eu não consigo comer.”










47 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page