Com mais gente cadastrada, usuários migram de uma fila para outra
Foto: Pedro Ernesto
Por Pedro Ernesto
Mais uma vez, os alunos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) enfrentam problemas para utilizar o Restaurante Universitário (RU), localizado no campus Maracanã. Desde o início do semestre 2023.2, iniciado no dia 16 de agosto, a fila impacta a rotina acadêmica dos estudantes devido ao grande tempo de espera para entrar no restaurante.
Como é a fila do RU?
Há duas filas de acesso ao bandejão, divididas pela forma de pagamento: Cartão Universitário Uerj e PIX/cartão de débito. O primeiro formato é a forma ideal para utilizar o RU, porém houve uma pausa na produção de cartões para os ingressantes na graduação e pós-graduação a partir de 2019. Assim, o segundo modelo teve que ser aplicado pela falta do cartão na mão da maioria dos usuários do restaurante. Isso provocou um aumento na fila via PIX/cartão de débito, o que gerou insatisfação aos estudantes por conta do alto tempo de espera para entrar no RU, enquanto na fila do Cartão Uerj não havia problema devido ao baixo número de pessoas com a carteirinha.
Cartão Uerj
A realidade mudou após abril de 2023, quando a Uerj lançou a plataforma Sou Uerj, uma ferramenta de acompanhamento de novas solicitações de cartões universitários pelos alunos da instituição pós-2019. O processo de cadastramento durou cerca de três meses e a emissão foi necessária, por conta da reclamação dos alunos que não possuíam esse meio de identificação universitário. No entanto, as filas do RU continuaram grandes, porque apesar da divisão de pessoas da segunda para a primeira fila, a demanda continuava alta e o tempo de espera seguiu como um fator problemático.
Refeição embalada
Uma alternativa para utilizar o RU e contornar as grandes filas é a refeição embalada, implementada no semestre 2023.1 e disponível para todas as categorias com o Cartão Uerj. A partir de 2023.2, período em que grande parte dos alunos possuem o cartão, a fila da quentinha também foi motivo de reclamação por parte dos servidores da Uerj que precisam se alimentar em um curto período de tempo.
Ampliação do RU
Apesar da efetivação do Cartão Uerj para mais integrantes da comunidade uerjiana, as grandes filas e o tempo de espera não mudaram significativamente por conta da alta demanda por uma alimentação saudável e acessível aos usuários. No dia 30 de agosto, o reitor da Uerj, Mario Carneiro, anunciou obras de ampliação no refeitório do RU por meio de um vídeo postado no Instagram da reitoria: “Hoje nós vamos iniciar as obras de ampliação para a área de alimentação do restaurante universitário.”. Hoje, o bandejão tem capacidade para 330 pessoas e o novo tamanho ainda não foi divulgado, somente que será usado o espaço das antigas instalações do Instituto Multidisciplinar de Formação Humana com Tecnologias (IFHT).
Comments