top of page
  • Foto do escritorComunica Uerj

Dia do Servidor Público

Conheça a história da data e sua relação com a Uerj


foto: Governo Federal


Por Pedro Ernesto



No dia 28 de outubro, comemora-se o Dia do Servidor Público no Brasil. Essa data faz parte do calendário brasileiro desde a década de 30 e reforça a importância desse profissional para o funcionamento da sociedade.



História da data


O Dia do Servidor Público foi instituído durante o governo do presidente Getúlio Vargas, pela criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil, em 1937. As leis com direitos e deveres desses funcionários foram constituídas em 28 de outubro de 1939, motivo pelo qual é a data comemorativa desse profissional. No dia 11 de dezembro de 1990, por meio do artigo 236 da Lei N° 8112, foi determinado que dia 28 de outubro é o Dia do Servidor Público no Brasil. Hoje, os direitos e deveres desses servidores estão estabelecidos pela Constituição Federal de 1988, além dos estatutos de cada entidade pública.



O papel do servidor público


Os servidores públicos são responsáveis pela promoção da cidadania e pelo fortalecimento da democracia. Esses indivíduos mantêm vínculo empregatício com órgãos e entidades governamentais e trabalham em prol da sociedade a fim de garantir direitos de serviço público de qualidade ao restante da população.



Esses serviços estão divididos em classes hierárquicas, de acordo com as instituições de governo, que se classificam em municipais, estaduais e federais. Para atuar como um servidor, é necessário ser aprovado em concursos públicos.



Funcionários da Uerj


No Brasil, há cerca de 11 milhões de servidores públicos, número que representa em torno de 12,4% dos trabalhadores do país. Na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), existem cerca de 7.300 funcionários, entre docentes e servidores que trabalham no dia a dia da universidade, como é o caso de Gisele Sobral, servidora da Uerj há 20 anos: “O concurso foi uma oportunidade de ter mais segurança, um salário melhor e direitos assegurados, o que todos os trabalhadores deveriam ter.” Ela trabalha como coordenadora de jornalismo do Laboratório de Áudio da Uerj (Audiolab) e participa da formação de alunos da Faculdade de Comunicação Social (FCS).




14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page