top of page
  • Foto do escritorComunica Uerj

Dia da Consciência Negra no Brasil


foto: Reprodução Internet


Por Jean Guimarães



O Dia da Consciência Negra no Brasil é comemorado em memória de Zumbi dos Palmares, o principal líder do Quilombo dos Palmares, em Alagoas e que era um dos maiores refúgios de escravizados fugitivos da era colonial. Zumbi foi morto em 1695 e é celebrado em memória na mesma data de seu falecimento no dia 20 de novembro.



O Dia da Consciência Negra não é apenas uma data comemorativa; é uma oportunidade para as pessoas pensarem sobre a história da comunidade negra na sociedade. O dia tem como objetivo resgatar as histórias silenciadas pela escravidão e enfatizar a diversidade afro-brasileira por meio de eventos culturais e discussões. Além de ser um momento para celebrar, a data serve como uma ocasião para aumentar a conscientização sobre o racismo e defender a igualdade racial. A data não apenas enfatiza as conquistas da cultura afro-brasileira, mas também a luta contra o racismo estrutural que está presente em todas as esferas da sociedade.



Ainda hoje, a população negra enfrenta obstáculos como a sub-representação em cargos de liderança, o acesso limitado a oportunidades educacionais e as consequências do preconceito sistêmico. Assim, o Dia da Consciência Negra é uma oportunidade para conscientizar a sociedade sobre a urgência de superar esses desafios estruturais, construindo um futuro em que a igualdade de oportunidades seja uma realidade para todos, independentemente da cor da pele.



Neste contexto, a data serve como uma oportunidade para revisitar o passado e compreender como as raízes da desigualdade racial permeiam o presente.


8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page