top of page
  • Foto do escritorGabriel Amaro

Desligue para ligar

Foto: Pixabay


Por Gabriel Amaro


É uma história que começa como um filme de terror: você está em casa, com seu celular na mão, rolando a timeline do Instagram. Repentinamente, a sensação de ansiedade começa a tomar conta do seu corpo. As notícias ruins se acumulam, os problemas parecem crescer e você se sente cada vez mais sobrecarregado. Você sabe que deveria largar o celular, mas parece impossível.


Essa sensação de desconforto em relação às redes sociais e à tecnologia é algo que eu acredito que muitos de nós sentimos atualmente. Nós vivemos em um mundo onde estamos constantemente conectados, recebendo informações a todo momento, seja através do celular, do computador ou das redes sociais. Isso pode ser muito cansativo e prejudicial para nossa saúde mental: essa conexão pode nos afastar de nós mesmos, das nossas emoções, dos nossos pensamentos.


Na universidade, essa realidade é ainda mais presente. Estamos sempre conectados, seja para acessar os materiais de estudo, se comunicar com os colegas de classe ou participar de grupos de discussão. É quase impossível se desconectar completamente. Será que isso é realmente necessário? Precisamos estar constantemente ligados?


Eu acredito que não. Na verdade, acho que é muito importante tirar um tempo para se desconectar, para entrar em contato com nossos pensamentos e sentimentos. É só quando ficamos sozinhos que podemos realmente refletir sobre o que estamos sentindo, sobre o quê queremos ou precisamos fazer.


Então, decidi tomar uma atitude – comecei a me desconectar aos poucos. Primeiro, desativei as notificações do celular. Depois, comecei a deixá-lo em outro cômodo da casa enquanto fazia outras atividades. Por fim, comecei a fazer pequenas pausas ao longo do dia, para me desconectar completamente. Passei a ler um livro, a ouvir música, a caminhar sem rumo. Aos poucos, comecei a sentir a diferença.


Não foi fácil. Ainda hoje, tenho que lutar contra a tentação de me conectar o tempo todo. Mas, gradualmente, estou aprendendo a encontrar um equilíbrio. Aprendendo que, para estar verdadeiramente conectado com o mundo, preciso antes me desconectar de tudo que rouba minha atenção.


Se desconectar em um mundo tão conectado pode parecer difícil, mas é crucial para nossa saúde mental e bem-estar. Ao aprendermos a encontrar um equilíbrio saudável entre nossa vida on-line e offline, podemos desfrutar dos benefícios da tecnologia sem nos sentirmos presos em um ciclo interminável de mensagens e atualizações. A desconexão pode nos ajudar a sermos mais produtivos, mais criativos e mais felizes.


2 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page