top of page
  • Foto do escritorEduardo Souza

Constelação da Uerj

Alunos se desdobram entre vida acadêmica e carreira artística para conciliarem paixões

Uma das mais importantes faculdades do Brasil, produzindo conhecimento nas mais diversas áreas científicas, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) também é destaque nos palcos. Diversos estudantes, além de acadêmicos, são artistas.


Entre eles está Bárbara Maia, de 22 anos. Aluna do curso de Relações Públicas, Maia atuou em diversas produções audiovisuais, como “Malhação – Pro Dia Nascer Feliz”, “Carinha de Anjo” e “Cinderela Pop”. Seu trabalho mais recente foi na série “O Rei da TV”, da plataforma de streaming Star+.


A jovem destacou que sempre procurou equilibrar sua carreira profissional com os estudos, mas que, por vezes, precisou abdicar de muitas horas de lazer, como festas e viagens, para conseguir dar conta de tantas tarefas. “Sempre tive que lidar muito bem com isso para que não prejudicasse o que eu mais amo fazer, que é interpretar, e também para que não comprometesse meus estudos, porque meus pais nunca abriram mão de nada.”


Maia relatou que começou a atuar aos dez anos, quando foi matriculada no curso de teatro da Casa das Artes de Laranjeiras (CAL). Seus pais decidiram inscrevê-la porque ela era uma criança introvertida. Com o passar do tempo, tomou gosto pela atividade: “Comecei realmente a ficar mais desinibida e gostar de fato dessa expressão artística, de poder me divertir no palco. Era uma sensação boa estar com meus amigos do teatro, fazer as peças, montar peça.” A sua primeira participação na televisão, de fato, segundo a atriz, foi em “A História de Ester”, minissérie bíblica da Record TV, em 2010. Desde então, atuou em produções cinematográficas, televisivas e em streaming.


Quando perguntada sobre seu futuro profissional, Maia afirmou que pretende seguir como atriz, apesar de ser uma carreira instável, solitária e competitiva, segundo ela. A artista destacou também que trabalharia nas duas áreas, mas que sua paixão é pela interpretação.


Fonte: Arquivo Pessoal

Bárbara Maia, artista e aluna da Uerj


Outro de nossos artistas é Guilherme Leôncio, de 21 anos. Aluno de Jornalismo, Leôncio atua em peças de teatro organizadas pela companhia Escola de Artes Grupo Pipa, em Campo Grande, da qual também é aluno. Ele revelou que participou de sete produções até hoje, inclusive na adaptação do célebre musical “Grease – Nos Tempos da Brilhantina”. Além de atuar, ela produz as peças e desenha o cenário e, eventualmente, o figurino.


O jovem destacou que o teatro surgiu em sua vida aos 18 anos como um hobby, ajudando-o a aliviar o estresse do período pré-vestibular. Após o ingresso na Uerj, ele adotou a atividade como um compromisso para sua vida. Ao ser perguntada sobre a conciliação entre os estudos e a atuação, o estudante destacou que prioriza a faculdade porque ela demanda mais responsabilidade individual, pois na companhia o trabalho é coletivo. Ainda assim, às vezes é difícil se dedicar às duas atividades porque eventualmente o período de espetáculos coincide com as avaliações, afirmou.

Fonte: Arquivo Pessoal

Guilherme Leôncio, artiste e aluno da Uerj


Daniel Góes, de 39 anos, também faz parte dos artistas da universidade. Graduando em Jornalismo, o estudante adotou a música como sua principal forma de expressão artística, embora tenha produzido conteúdo audiovisual, como clipes musicais, curtas-metragens e reality show. Góes começou a tocar aos 16 anos, influenciado por colegas de escola e por amigos dos seus pais. Inspirado por essas pessoas, por volta dos 20 anos, decidiu se dedicar mais à música e aos seus processos criativos, como a composição.


O estudante deixou claro como sua arte é importante para ele: “A arte-musica está aqui, é parte de mim, não vai me abandonar nunca.” Porém, nem tudo são flores. Góes relatou como é difícil se sustentar pela arte no país: “Seguir carreira artística no Brasil é algo mais do que utópico, e daí veio a minha decepção com o sonho de viver de arte. Se algum dia algo se consolidar como uma carreira de fato, tudo bem, se não, já é o que sou mesmo!”


Fonte: Arquivo Pessoal

Daniel Goes, artista e aluno da Uerj


Atualmente, o cantor lança seus projetos individuais nas principais plataformas de streaming. Para conferir suas músicas e outras produções, basta acessar o link: https://linktr.ee/_dangoes.

30 visualizações0 comentário

留言


bottom of page