top of page
  • Foto do escritorComunica Uerj

Conheça os laboratórios de áudio, vídeo e foto da FCS I


foto: acervo Audiolab


Por Nicoly Albuquerque



A Faculdade de Comunicação Social da Uerj conta com dez laboratórios que auxiliam os alunos na graduação, fazendo com que eles adquiram uma experiência prática junto à teoria do curso. Neles, são incentivadas atividades como escrita, locução e produção de conteúdos, complementando o papel que algumas disciplinas não conseguem contemplar, fazendo uma simulação do que seria uma atividade no mercado de trabalho. O COMUNICA UERJ irá apresentar alguns desses laboratórios que compõem a FCS ao longo das próximas semanas, começando com os laboratórios de áudio, foto e vídeo: AudioLab, LabFoto e LV.


AudioLab Uerj


O Laboratório de Áudio (AudioLab) da FCS/Uerj foi criado em 1992 e se localiza na sala 10.017 do bloco A do pavilhão João Lyra Filho, no Campus Maracanã. Filipe Mostaro, doutor em Comunicação e professor do departamento de jornalismo da FCS, é o coordenador. Para Filipe, coordenar um laboratório da FCS é uma responsabilidade grande, pelo compromisso que os coordenadores têm com ensino, pesquisa e extensão.



O AudioLab busca pensar a força do poder do som na sociedade desde sua origem até hoje, fazendo com que os alunos que passam pelo laboratório compreendam as narrativas sonoras. O laboratório oferece a possibilidade de alunos produzirem podcasts com temáticas que eles tenham proximidade. Para Filipe, é o momento de inovar, de trazer linguagens diferentes, formas diversas de se contar essas narrativas sonoras. Além disso, os bolsistas fazem produções jornalísticas que são veiculadas na revista do Audiolab e também no canal do AudioTube, material que é fornecido para rádios comunitárias do Brasil inteiro.



Um dos projetos de maior sucesso do Audiolab Uerj é o Escola de Narradores, implementado em julho de 2022, durante a Copa do Mundo. Atualmente, não só partidas de futebol são transmitidas, mas também de vôlei, basquete e outros esportes, com transmissões feitas inteiramente pelos alunos. Uma das marcas registradas do Audiolab é a diversidade de produções feitas pelo laboratório, contando com podcasts que abordam futebol, olimpíadas e paralimpíadas, carnaval, entre outros que valorizam interatividade, reflexão e diversão dentro do mundo sonoro. Segundo Mostaro, é um orgulho muito grande coordenar o Audiolab e poder auxiliar na formação dos alunos que passam por lá, para que no futuro haja cada vez mais pessoas com conhecimentos sobre o som.



LabFoto

foto: acervo LabFoto



O laboratório de fotografia da FCS fica localizado na sala 10.018, no bloco A do pavilhão João Lyra Filho, campus Maracanã. O LabFoto trabalha com produção e edição de imagens, abrindo a oportunidade de o fotógrafo trabalhar o lado artístico, e não somente com a produção documental para jornais e revistas. Assim, é fornecido um espaço para que o fotógrafo aprenda e melhore tecnicamente. O coordenador desse laboratório é Leandro Pimentel, professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação da FCS/UERJ.



Segundo Leandro, no laboratório é mostrado como é feita toda a produção de fotos digitais e analógicas, que contam com o processamento do filme e o arquivamento do material. Além disso, fazem a produção de fotogramas, criando desenhos de luz sobre o papel. Estes são exercícios feitos a partir de misturas químicas, que geram e fixam as imagens no papel. Nas produções do LabFoto, Leandro busca que seus alunos tragam uma identidade estética para seus trabalhos, para sair das formas de fotografar que são impostas pela indústria fotográfica.



O LabFoto oferece projetos nos quais o aluno pode se engajar, como o mapeamento de fotógrafos da periferia, que busca criar um repertório que não seja baseado na fotografia europeia, e cursos técnicos voltados para o aprendizado de como usar a câmera fotográfica. Também são promovidos palestras e eventos que contam com a participação de alunos da FCS, relacionadas a fotografia, arte e decolonialidade.



LV

foto: acervo LV


O Laboratório de Vídeo da Faculdade de Comunicação Social foi inaugurado em 1994 e atualmente está localizado na sala 10.020, no bloco A do 10° andar do campus Maracanã. O laboratório acompanha as demandas da TV, as inovações em conteúdos audiovisuais, e explora as novas linguagens desse universo. Affonso Henrique Nunes, doutor em Educação e professor do departamento de jornalismo da FCS, é o coordenador do Laboratório de Vídeo desde 2014. Para Affonso, a experiência de coordenar um laboratório é lidar com as demandas de produção de vídeos, como gravação e edição, as quais os alunos precisam ter conhecimento para ter um maior preparo no mercado de trabalho.



O laboratório auxilia os alunos da FCS na obtenção de prática dentro do jornalismo televisivo. Affonso diz que o principal objetivo do laboratório não é o produto final, mas sim o processo de aprendizagem até chegar a ele. Para ele, o audiovisual é uma ferramenta imprescindível nos dias de hoje, presente não só nas produções de TV, mas também em outras áreas da comunicação, como redes sociais, portanto é necessário que os alunos tenham conhecimentos. É nesse sentido que o laboratório propõe mostrar as bases da produção de vídeo, com exercícios sobre enquadramento, movimentação da câmera, edição, entre outros que exploram as perspectivas do mundo audiovisual.






18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page