Como funciona o atendimento psicológico gratuito na Uerj?
- Comunica Uerj
- 9 de abr.
- 2 min de leitura
Por: Elenna Cruz
O corredor do Serviço de Psicologia Aplicada da Uerj chama atenção por ser um dos poucos no prédio com as paredes coloridas. A partir do 5º período do curso de psicologia, um dos estágios obrigatórios é oferecer atendimento clínico gratuito, sempre com a supervisão de docentes. Não são apenas os estudantes que podem usufruir do serviço: são atendidas pessoas de qualquer idade, individualmente ou em grupo. Os estudantes da psicologia da Uerj são a exceção, porque fazer terapia com os próprios colegas e professores geraria um conflito.
De acordo com Laura Quadros, vice-diretora do Instituto de Psicologia da Uerj, é importante destacar que os estagiários são preparados e selecionados para esse trabalho, contando sempre com a orientação e o suporte de um professor com o CRP ativo. É um serviço escolar, voltado para o aprendizado prático na formação profissional, sempre com muito cuidado e respeito ao paciente que o procura. Há diversos padrões éticos a serem seguidos no processo psicoterapêutico como o sigilo.
Foto: Laura Quadros

Ela esclareceu também que, caso as necessidades do paciente estejam além das habilidades do estagiário, é necessário encaminhá-lo para outro serviço. O SPA não oferece atendimento psiquiátrico ou neuropsicológico.
É possível solicitar o serviço no início de todo semestre. Para se inscrever, é necessário preencher um formulário no site do Instituto de Psicologia no prazo de inscrição, sendo possível tentar novamente no período seguinte caso não haja disponibilidade. Os encontros são semanais em um horário a ser combinado entre o paciente e o estagiário.
Komentáře