top of page
  • Foto do escritorAna Clara Zangrando

Com atividades e fruta em evidência, feira agroecológica da Uerj segue conquistando o público

Alunos participam pela segunda semana da FAU do Campus Maracanã, desta vez, promovendo a divulgação do Guia Prático do Caqui.


Foto: Ana Clara Zangrando


Por: Ana Clara Zangrando


Cheio de benefícios para a saúde e com o período da safra em seu pico, o Caqui é o grande destaque da FAU (Feira Agroecológica da Uerj), promovida pelos alunos do Instituto de Nutrição da UERJ. O projeto tem como objetivo incentivar o consumo de itens de origem orgânica, através de atividades que informam aos consumidores sobre as ofertas anunciadas. Uma delas consistia em uma análise sensorial, na qual os expositores ofereciam pequenas quantidades de seus produtos para degustação, e os participantes comentavam sobre alguns aspectos, como sabor, aroma e cor.


Após uma pausa, devido ao fim do período letivo, a feira retornou no dia 4 de abril. Na segunda semana, foi implementado por toda extensão da feira um QR Code que, quando acessado, levaria ao Guia Prático do Caqui, que também estava sendo distribuído no formato físico. Esse material contém informações nutricionais da fruta, curiosidades e receitas. O objetivo seria incentivar o consumo do alimento, uma vez que estamos na safra dele, além de impulsionar expositores da feira que comercializam a fruta.


O Instituto de Nutrição da Uerj promove a FAU há seis anos e utiliza esse espaço para incentivar o consumo de produtos de origem orgânica, artesanal e veganos. Além disso, é um espaço no qual produtores independentes de diversas origens podem expor seus materiais, como a Angélica Mesquita, produtora quilombola que comercializa frutas, vegetais, doces de compota e, caqui. Ela é moradora do Quilombo Cafundá Astrogilda e contou que atua na feira desde o início. Mesmo durante a pandemia, quando o campus Maracanã estava fechado e a feira não podia estar funcionando, ela continuou atendendo aos seus clientes, fazendo entregas sob encomenda.


Na FAU, pode-se encontrar produtos para diversas finalidades, como os artesanatos produzidos pelos aldeados da Aldeia Marakanã, comercializados pela Potyra Guajajara, na barraca Tekohaw; os bolos e doces artesanais da Sumaya Bezerra, na barraca Grão e Sabor, e até mesmo os cosméticos de origem orgânica da Daniele Araujo, na barraca Feitura da Inad.


A Feira Agroecológica da Uerj é apenas um pedaço do incentivo ao consumo orgânico e sustentável que tem sido proposto, visando a uma melhora na qualidade de vida dos consumidores e impulsionando pequenos empreendedores. Ela ocorre semanalmente, toda terça feira, em frente ao Hall do Queijo, no campus Maracanã, com início às 11h e encerramento às 18h.


21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page