Cinema na universidade: a volta do Cine Cartola para o 2° semestre de 2025
- Comunica Uerj
- há 23 horas
- 2 min de leitura
Tendo o trabalho como a pauta central das sessões, a programação foi retomada na primeira semana de setembro com encontros semanais
Por: Luiza Lara
Reprodução: Luiza Lara

Com o tema Não existe trabalho ruim, o ruim é ter que trabalhar: relações de trabalho no cinema brasileiro contemporâneo para o segundo semestre de 2025, o Cine Cartola retomou suas sessões semanais na última quarta-feira (3).
A estreia da nova temporada foi marcada pela exibição do longa-metragem Marcos (2023), com direção de Filipe Codeço. A autoficção é baseada na vida de Marcos Codeço, jovem diagnosticado com o transtorno de aprendizagem discalculia, e retrata sua jornada na busca por autonomia ao enfrentar um grande medo: a morte de sua mãe. A ideia surgiu a partir da ligação dos primos Filipe e Marcos com a arte, e ganhou vida em um cenário familiar junto a sua rede de amigos artistas.
O longa despertou fortes emoções no público, sendo amplamente elogiado por sua sensibilidade na abordagem das vivências do protagonista e pela qualidade de som e imagem.
A escolha de Marcos é um retrato da intenção dos curadores: mostrar o trabalho através de diferentes perspectivas pelo olhar dos personagens, demonstrando a diversidade de assuntos dentro do tema, foi o que explicou ao COMUNICA UERJ Quesia Pacheco, roteirista, diretora geral e de arte visual, e curadora do projeto.
Apesar das dificuldades enfrentadas, como no processo de autorização para rodar os filmes ou na perda de salas do centro cultural devido às infiltrações e goteiras, o Cine Cartola mantém suas sessões desde abril de 2024, tendo tido como foco o cinema nos anos 30 e questões de gênero.
Reprodução: Luiza Lara

O cine tem reunido a comunidade uerjiana e também o público externo, promovendo debates acerca das tramas para além da exibição dos filmes, de forma que desempenha importante papel social através da experiência do cinema.
Com o objetivo de atender a mais pessoas, os encontros desse semestre acontecerão às 17h, uma hora mais tarde do que no semestre anterior. As sessões são às quartas-feiras no Auditório Cartola, localizado no Centro Cultural da Uerj Maracanã na rua São Francisco Xavier 524. A entrada é gratuita e não é necessária a retirada de ingressos.
Comentários