top of page
  • Foto do escritorRebeca Passos

Ciclo de palestras do Vestibular Estadual volta ao formato presencial

O primeiro debate foi sobre livro O meu amigo pintor, de Lygia Bojunga


Foto: TV Uerj


Por Rebeca Passos


O ciclo de palestras sobre os livros indicados para a realização do exame de qualificação 2024 teve seu primeiro encontro no dia 23 de maio, trazendo reflexões sobre amizade, perda e amadurecimento. O encontro volta ao formato presencial depois de dois anos de medidas restritivas, devido à pandemia do Covid-19. A primeira palestra teve como tema o livro O meu amigo pintor, de Lygia Bojunga e foi conduzida pelo professor Ricardo Benevides, da Faculdade de Comunicação Social (FCS).


O meu amigo pintor conta a história de Cláudio, um menino de nove anos lidando com o luto, após seu vizinho e amigo pintor se suicidar. Durante a palestra, Benevides declarou que o enredo levanta reflexões, ressaltando que o livro não fala somente sobre suicídio, mas de uma relação de amizade dos personagens e o desenvolvimento da maturidade do protagonista. Benevides, também, analisou a subjetividade da linguagem utilizada pela autora em seus textos e sobre a arte, na associação das cores com os sentimentos humanos.


O professor ainda comentou em seu discurso acerca da importância de discutirmos a questão do suicídio e como a sociedade abordava o tema. Para ele, o assunto não deveria ser tratado como um estigma ou tabu.


Ao final da palestra, Gustavo Bernardo Krause, diretor do Departamento de Seleção Acadêmica da Uerj (DSEA), se emocionou com as palavras do professor e fez uma reflexão geral sobre o debate. O diretor citou a dimensão da mensagem trazida por Lygia no livro, além de ressaltar a importância da compreensão do vestibulando sobre a história para a realização da prova.


O primeiro exame de qualificação da Uerj acontece em 4 de junho. A palestra pode ser revista pelo canal da TV Uerj no youtube.





21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page