Ciclistas da Uerj
- Comunica Uerj
- 8 de mai.
- 2 min de leitura
Estudantes apostam na bicicleta para ganhar tempo
Por: Lívia Maria Oliveira
Foto: Lívia Maria Oliveira

Segundo dados da pesquisa Perfil do Ciclista 2024, organizada pela Transporte Ativo, 27,1% das pessoas na cidade do Rio de Janeiro utilizam a bicicleta como meio de transporte para ir à escola ou à faculdade. Foi pensando em atender aos estudantes que se deslocam até a universidade utilizando esse veículo que, desde 1988, o Campus Maracanã da Uerj instalou um bicicletário. Localizado próximo ao Lago da Reitoria, o local recebe aproximadamente 200 bicicletas ao longo do dia.
Liz Bicalho, estudante de Filosofia e moradora da Tijuca, escolheu o transporte para economizar tempo, levando em média 15 minutos para chegar à faculdade. Ela conta que em seu trajeto não há ciclovias, apenas a do Maracanã, e que devido à presença de colégios e faculdades no seu caminho costuma evitar horários de muita movimentação. A estudante destaca que o bicicletário é seguro e espaçoso.
Já Thiago Alexandrino, estudante de Direito, começou a utilizar a bicicleta como meio de transporte quando ingressou na universidade. Com a rotina dividida entre o trabalho e os estudos, Thiago decidiu se mudar para a Tijuca para estar mais perto da Uerj e facilitar seu deslocamento. Além de ganhar tempo, o estudante conta que também consegue fazer um exercício físico, que às vezes poderia ficar de lado pelo tempo corrido.
A atividade empolga até quem pensa em entrar para a Uerj. Com o objetivo de passar para Educação Física, João Tancredo, estudante do Pré-Vestibular Social do Sintuperj, escolheu a bicicleta por gostar do veículo. Apesar de o trajeto ser rápido, aproximadamente 15 minutos, ele conta que o ponto mais desgastante é na Rua São Francisco Xavier, na altura da universidade, pois precisa dividir seu espaço com muitos ônibus.
O bicicletário é coberto e possui seguranças que registram a entrada e a saída dos veículos. Em relação às vagas, os três entrevistados contam não ter problemas para consegui-las.
Comentários