Chega Mais, Uerj: um programa de apoio para estudantes
- Comunica Uerj
- há 2 dias
- 1 min de leitura
Por Clara Calvente
Fotos: Instagram daspb_uerj

O projeto de apoio aos estudantes da Uerj, chamado “Chega Mais, Uerj”, já era idealizado pelo Departamento de acolhida, saúde psicossocial e bem-estar (Daspb) desde a abertura do departamento, em 2020, mas só teve sua primeira seção em 2022. Desde então, encontros em grupos semanais, para alunos de graduação e pós-graduação, ocorrem na sala 2.013, no bloco E, do campus Maracanã.
Os alunos trazem suas questões para esses encontros de acolhimento e, a partir disso, são orientados pelos profissionais como seguir com suas demandas. Às vezes, a demanda do aluno já é resolvida durante o encontro, em outros casos, são aconselhados a retornar ao Daspb, para fazer uma consulta individual. Quadros mais sérios e mais complexos, exigem que os alunos sejam encaminhados para clínicas públicas de saúde. De qualquer forma, quem procura o “Chega Mais, Uerj” consegue a ajuda que precisa.
Os feedbacks dos estudantes que participam desse acolhimento, em geral, são positivos, sendo um recurso prazeroso para quem o utiliza. Contudo, não é o único espaço de acolhimento de saúde mental na Uerj. Existem outros departamentos como o Serviço de Psicologia Aplicada (SPA). O “Chega Mais, Uerj”, porém, é especializado em ser um espaço aberto onde os alunos possam falar e escutar as demandas uns dos outros.

Os encontros do “Chega Mais, Uerj” são semanais, alternando entre uma semana na segunda-feira e outra na quinta-feira. Os encontros de segunda-feira ocorrem às 16 horas da tarde, e das quintas-feiras, às 10. O calendário do “Chega Mais, Uerj” e outros projetos do departamento estão no instagram do Daspb: @daspb_uerj
Comentários