top of page
  • Foto do escritorComunica Uerj

Chapa 10 vence eleições da Reitoria com 10 pontos de diferença

CBI e CCS elegem novos diretores em segundo turno



foto: Uerj oficial



Por Pedro Ernesto



Na última sexta (1), a comunidade acadêmica elegeu a chapa 10, formada por Gulnar Azevedo e Silva e Bruno Rêgo Deusdará Rodrigues, como os novos gestores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) no período de 2024-2027. A apuração teve início às 21h no Teatro Odylo Costa Filho e encerrou-se na madrugada do dia primeiro, com a presença das duas chapas em segundo turno na contagem dos votos.



Além disso, houve votação para a direção de dois centros setoriais da Uerj: Centro Biomédico (CBI) e Centro de Ciências Sociais (CCS). No primeiro, com 55,9%, Mario Fritsch foi eleito como diretor, contra 44,1% de Jorge Carvalho. No segundo, Renato Veloso venceu com 57,8% dos votos, enquanto José Ricardo Cunha obteve 42,2%.



Reitoria


A chapa 10 foi eleita com 55,1% dos pontos, distribuídos por 5.998 alunos, 1.455 professores e 1.198 técnicos. A chapa 30, composta pela gestão atual de Mario Carneiro e Lincoln Tavares, ficou com 44,9%, distribuídos por 2.138 alunos, 679 professores e 2 374 técnicos. Cerca de 14 mil alunos, técnicos e docentes foram às urnas distribuídas em todos os campi, nos dias 28 a 30 de novembro, para registrar seu voto.



Após 20 anos e pela segunda vez em mais de 70 anos de fundação, a Uerj terá uma mulher à frente da Administração Geral. Na primeira vez, a médica e acadêmica Nilcéa Freire exerceu o cargo de 2000 a 2004, depois de ter sido vice-reitora de 1996 a 1999. Gulnar é pesquisadora e professora do Instituto de Medicina Social.



Em um texto nas redes sociais de campanha, a chapa 10 agradeceu a participação da comunidade uerjiana: “Foi com muita gratidão que Gulnar e Bruno subiram ao palco nesta madrugada após o resultado confirmado para agradecer a todos que fizeram esse processo democrático acontecer e a todos que nos apoiaram a luta pela Uerj. Essa vitória representa a nossa comunidade universitária que sonha com o melhor para a Universidade. A Uerj é mais!”



Centros setoriais


As direções dos centros setoriais da Uerj já estão definidas. Além das vitórias de Mario Fritsch no CBI e Renato Veloso no CCS em segundo turno, havia eleições decididas em primeiro turno. Roberto Dória no Centro de Educação e Humanidades (CEH), com 69,5% dos votos, e Nádia Pimenta Lima no Centro de Tecnologias e Ciências (CTC), com 54,6% dos votos, foram eleitos na primeira votação.


21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page