#CaminhosDaUerj Homem-Aranha, futebol e tempo de viagem: trilhos levam ao Maracanã
- Comunica Uerj
- há 7 dias
- 2 min de leitura
Cinco dos oito ramais da Supervia se encontram na estação Maracanã, tornando a viagem de trem uma opção viável de locomoção dos estudantes até a Uerj
Por: Patrick Veloso
Reprodução: Patrick Veloso

Para compreender como se dão as viagens dos alunos que utilizam o trem para ir à universidade, o COMUNICA UERJ entrevistou diversos discentes, os quais compartilharam um pouco dos seus trajetos e histórias que já presenciaram dentro dos vagões.
O tempo necessário para se deslocar da estação mais próxima de suas casas até a Maracanã – localizada em frente à universidade – chama a atenção: a maioria desses estudantes leva, aproximadamente, uma hora para chegar à Uerj. Essa estimativa não considera o uso de outros meios de transporte para se chegar às estações, apenas o tempo dos trajetos feitos por trem.
Contudo, o tempo das viagens vem apresentando melhora. O aluno Gabriel Pereira, do 7° período de Matemática, pega o trem em Bangu (ramal Santa Cruz) e afirma que os trens expressos agilizaram as suas viagens. A melhora, segundo ele, se apresenta tanto na duração, quanto na diminuição da ocorrência de problemas técnicos.
Gabriel também afirma que, quando havia mais trens paradores no ramal Santa Cruz, os problemas eram bem mais frequentes. O mesmo foi dito por Alan Santos, estudante de Engenharia e passageiro do ramal Japeri, que também destacou o tempo de atraso dos paradores.
Os trens expressos efetuam parada apenas em determinadas estações do ramal, geralmente, as que possuem maior fluxo de pessoas, pulando as demais. Já os trens paradores, efetuam paradas em todas as estações do ramal, com exceção em caso de alguma adversidade em determinadas estações.
As histórias que acontecem nos vagões
A estudante Bianca Santiago, do 1° período de Direito, já testemunhou uma história muito curiosa dentro do trem. Sendo usuária do ramal Gramacho/Saracuruna, Bianca já se deparou com um artista vestido como o super-herói Homem-Aranha.
Foto por: Bianca Santiago / Acervo pessoal

As condições dos trens que efetuam parada na estação Maracanã geralmente são boas. Contudo, as reclamações mais recorrentes, durante as entrevistas, evidenciaram problemas antigos no dia a dia dos usuários: superlotação e portas com defeito.
Mais informações sobre os trens da Supervia que passam pela estação Maracanã, estão disponibilizadas no site: www.supervia.com.br
Para saber a localização dos trens, em tempo real, é possível contato com a Supervia, que costuma responder os usuários na rede social X, pelo @SuperVia_trens.
Comments