top of page

Café da manhã gratuito: ‘feedback’ dos alunos e principais informações

  • Foto do escritor: Comunica Uerj
    Comunica Uerj
  • 11 de abr.
  • 4 min de leitura

Achocolatado, pão de milho e falta de kits, acompanhe a opinião dos discentes e as principais informações sobre o fornecimento do café da manhã


Por: Patrick Veloso


O primeiro mês letivo de 2025 foi acompanhado de uma alta demanda pelos kits de café da manhã. Esse aumento resultou em filas muito grandes e na falta de itens antes do horário de encerramento. A reclamação mais comum entre os estudantes foi a falta frequente do café preto. Porém, a mais preocupante foi o encerramento da distribuição dos kits antes do horário.


Inaugurado no dia 16 de outubro do ano passado, o serviço de café da manhã gratuito é distribuído de segunda a sexta, das 6h30min às 9h, no 1º andar - Bloco F do Campus Maracanã.


Os estudantes têm direito a café puro todos os dias, além de outra opção de bebida, um sanduíche com pães e recheios que variam durante os dias ou uma opção de bolo e uma porção de fruta. 


Reprodução: Lara Soares, COMUNICA UERJ

Local de distribuição do café da manhã
Local de distribuição do café da manhã

“A falta de kits já está se tornando algo recorrente. Eu como aqui todos os dias, geralmente mais cedo, mas chegar mais tarde e não conseguir pegar o café é inaceitável”, diz

Matheus Fidelis, aluno de Educação Física, em entrevista à equipe COMUNICA UERJ


Entramos em contato com o Departamento de Assistências Alimentar e Mobilidade (Depame) da Pró-Reitoria de Políticas e Assistências Estudantis (PR4), a qual informa que, desde o início da distribuição gratuita do café da manhã, houve um crescimento progressivo na demanda. Inicialmente, eram fornecidos mil kits por dia, atualmente o valor aumentou em 65%. 


O Departamento afirma que a empresa terceirizada responsável pela produção e distribuição dos kits trabalha a partir de uma quantidade solicitada pela Uerj. Essa quantia é decidida a partir de uma análise de diversos fatores que podem alterar a demanda: histórico de distribuição por dias da semana, uma vez que, segundo o Depame, existem variações significativas na procura; período e calendário acadêmico, visto que determinadas datas e momentos letivos a adesão é impactada; e o cardápio oferecido, dependendo das preparações a demanda acaba variando bastante.



Foto do bolo de milho da aluna Letícia Ribeiro.
Foto do bolo de milho da aluna Letícia Ribeiro.

Mesmo com esses fatores, é quase impossível chegar a uma previsão correta. O quantitativo solicitado pela Uerj é pautado por um equilíbrio, buscando evitar tanto o desperdício quanto a falta de alimentos. Porém, os alimentos são produzidos fora da universidade, o que acaba dificultando o suprimento da demanda após uma possível falta. 


Feedback dos alunos:


A equipe do COMUNICA UERJ foi até o primeiro andar acompanhar o café da manhã e entrevistar os alunos. 

O próprio Depame afirmou que o item de maior preferência dos estudantes são os bolos. Porém, entre os entrevistados, quem saiu na frente foi o leite com chocolate! A aluna de jornalismo Mariana Chermaut afirmou que faz questão de ir nos dias em que o leite com chocolate é servido.


O pão de milho merece uma menção honrosa! Com cerca de 5 pódios durante nossas entrevistas, parece ser a opção de pão favorito entre os estudantes.


E qual o item que os discentes menos aprovam?

Quase que por unanimidade, as opções de pão com geléia foram disparados os menos favoritos da galera. 


Com a inauguração do café da manhã, a Uerj passou a fornecer três refeições durante o dia: café, almoço e jantar. Entre as universidades públicas no Rio de Janeiro, é a única em que a opção de café é gratuita. 

A distribuição dessa refeição facilita a vida do aluno, afinal, muitos discentes enfrentam desafios únicos em seu dia a dia. Os entrevistados pela equipe Comunica Uerj afirmaram que o café se tornou essencial para a sua rotina na universidade.


“Eu moro longe, preciso sair de casa muito cedo e tomar café da manhã me atrasa. Com essa opção gratuita eu tomo café aqui mesmo”

Wallace Souza, aluno de Engenharia Química.


“Costumo vir terça e quinta, mais ou menos 8h30. Eu consigo tomar café em casa, mas como tenho aula muito cedo, acabo ficando com fome antes e o café me ajuda muito”

Vitória Andrade, aluna de Engenharia Civil.


Depoimento:


Fui até o café da manhã nesta quinta feira, dia 3, mais ou menos às 7:40 da manhã. A fila estava bem pequena, acredito que pelo principal item do dia, pão com geléia, que não é o mais badalado entre os alunos. O cheiro do café preto toma conta do primeiro andar, o que é muito bom, mas infelizmente fica um pouco abafado. Quando a fila está grande, fica muito abafado! 


As atendentes foram extremamente simpáticas, manuseando as bebidas quentes com bastante cuidado e desejando um bom dia e uma boa aula. Ao pegar o kit é oferecido açúcar ou adoçante e uma colherzinha de plástico para a bebida. Vamos para a comida! 


Escolhi o café com leite como minha bebida e estava muito gostoso! Bem quentinho, nada aguado e acompanha muito bem todas as opções.


A fruta do dia era pêra, e infelizmente não fui sortudo na escolha… mas bola pra frente!


Hora do principal, o pão suíço com geléia!

Infelizmente também não dei sorte! O meu veio com pouca geléia… Mas um golinho do café com leite salva! Já comi o pão com geléia outra vez e realmente tinha um pouco mais de recheio, mas comi os dois pãezinhos disponíveis com sorriso no rosto!


Acredito que o café da manhã é realmente suficiente para a maioria dos alunos! É bem servido, com opções que variam bastante durante os dias e a porção de fruta é essencial!


Para mais informações do café da manhã gratuito fornecido pelo Restaurante Universitário da Uerj, acompanhe as redes sociais do R.U, @ru.uerj. Para um contato direto com os responsáveis, restauranteuniversitariouerj@gmail.com.






Comments


bottom of page