top of page
Foto do escritorRebeca Passos

Cadê o Auxílio Material Didático?

Alunos reclamam de atraso do pagamento e cobram posicionamento da PR4


Foto: Reprodução/Facebook


Por Rebeca Passos


Pago em parcela única por semestre letivo, o Auxílio Material Didático (AMD) aos alunos atrasou duas semanas e foi depositado apenas na última quarta-feira (21). A previsão do depósito de R$ 600 era para o início do mês de junho, mas, segundo a Pró-Reitoria de Políticas e Assistência Estudantis (PR4), o governo do Estado não teria feito o pagamento de verba destinada para a assistência. O Diretório Central dos Estudantes (DCE) chegou a cobrar posicionamento da PR4 para maior esclarecimento ao corpo discente e uma nova ordem de pagamento foi emitida: afirmando que até o dia 23 de junho serão depositados os valores aos alunos.


O AMD é um auxílio financeiro destinado à aquisição de material didático para os alunos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-Uerj), que tenham ingressado pelo sistema de reserva de vagas, prevista em lei de cota ou por vaga de ampla concorrência (que esteja em situação de vulnerabilidade social) comprovada pela PR4.


Alan Oliveira, aluno do sexto período de Matemática, recebe o auxílio e ficou insatisfeito com a demora do pagamento. O estudante disse ao COMUNICAUERJ que usa a assistência para complementar sua renda e que estava contando com o valor para pagar suas contas. O estudante relatou que fez uma reserva de emergência e conseguiu repor o dinheiro do auxílio. Contudo, Alan acrescentou que diversos alunos não têm essa organização financeira e acabam contando sempre com os auxílios que a Uerj proporciona no início do mês, logo, foram prejudicados pelo atraso.


Atualmente, de acordo com lista divulgada pelo Departamento de Articulação, Iniciação Acadêmica e de Assistência e Inclusão Estudantil (Daiaie), cerca de 10.150 alunos usufruem do auxílio e dependem dele para sua permanência dentro da universidade. Os estudantes reclamaram da falta de pagamento do auxílio nas redes sociais do DCE, além da demora de resposta da reitoria para o corpo estudantil.


11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page