Terreno da unidade na Região dos Lagos é alvo de disputa com Ferlagos.
Foto: Acervo Uerj
Por Rebeca Passos
A instalação do novo campus da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) em Cabo Frio, na Região dos Lagos, que estava prevista para o primeiro semestre letivo de 2023, foi adiada devido a problemas na Justiça. A Uerj anunciou o lançamento da nova unidade em junho de 2022, com vagas para três graduações: Medicina, Geografia e o novo curso de Ciências Ambientais.
O atraso ocorre porque o local que abriga o prédio destinado à implementação do novo campus foi alvo de litígio. No dia 16 de março, a Justiça garantiu a posse parcial do imóvel pelo período de 18 meses, dividida entre Uerj e a antiga proprietária, a Fundação Educacional da Região dos Lagos (Ferlagos). Segundo o reitor Mario Carneiro, seriam necessárias obras de reparo em algumas salas e laboratórios, mas isso não atrasaria o início das aulas no próximo ano.
Entretanto, os advogados da Ferlagos declararam que buscam a nulidade do decreto que autorizou a desapropriação, para retomar a posse integral e manter a propriedade do imóvel. A demanda por uma universidade pública na Região dos Lagos é uma reivindicação antiga. O campus da Uerj em Cabo Frio oferecerá 40 vagas para Medicina, beneficiando diretamente o Hospital Universitário Reitor Hesio Cordeiro, e 50 vagas para cada uma das demais graduações.
A seleção de candidatos acontecerá no vestibular estadual de 2024, com provas marcadas para os dias 4 de junho, 3 de setembro e 3 de dezembro. As datas das inscrições ainda não foram divulgadas.
Comments