top of page

Berro! retorna com debates sobre expressão e comunicação LGBTQIAPN+

  • Foto do escritor: Comunica Uerj
    Comunica Uerj
  • há 5 horas
  • 2 min de leitura

Evento promovido pelo Lacon/Uerj acontece em novembro no campus Maracanã e reúne nomes importantes da representatividade para discutir interseccionalidades entre raça, gênero e sexualidade


Por Laiza Villaça


Foto: Reprodução

Imagem de divulgação do evento
Imagem de divulgação do evento

O campus Maracanã da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) volta a ser palco de diversidade, orgulho e diálogo com a realização da segunda edição do “Berro! Expressão e Comunicação LGBTQIAPN+”, nos dias 4, 5 e 6 de novembro de 2025. 


Promovido pelo Laboratório de Comunicação, Cidade e Consumo (Lacon), com apoio da Faperj, o evento propõe reflexões sobre as vivências LGBTQIAPN+ no mercado de trabalho e na academia; saúde mental; esporte; artes e política. Todas as mesas do evento reforçam o papel da comunicação como ferramenta de visibilidade e transformação social. 


Abertura com debate sobre academia e mercado de trabalho


A mesa de abertura, intitulada “LGBTQIAPN+ na Academia e no Mercado de Trabalho”, acontecerá  no dia 4 de novembro, às 17h, no auditório 91. O debate contará com a presença de Ricardo Ferreira Freitas, professor titular da Uerj e coordenador do Lacon; Renan Quinalha, da Unifesp; e Alê Primo, da UFRGS. A conversa pretende abordar os desafios de inserção e permanência de pessoas LGBTQIAPN+ em espaços acadêmicos e profissionais, destacando avanços e entraves ainda presentes nessas trajetórias.


Diálogo e produção coletiva de conhecimento


Além das mesas de debate, o evento oferece a II Jornada Identidades, Gêneros, Corpos e Sexualidades, voltada à apresentação de artigos acadêmicos sobre diversidade e comunicação, que já encerrou seu período de submissão de trabalhos, mas segue compondo o calendário de atividades do evento nos dias 5 e 6 de novembro. 


O Berro! também abriu inscrições para voluntariado, convidando estudantes, com prioridade aos graduandos da Faculdade de Comunicação Social, a participarem da construção coletiva do evento. São 30 vagas, com prioridade na ordem de inscrição, e haverá emissão de certificado de horas complementares. Interessados podem se inscrever no formulário oficial. 


O Lacon e a comunicação como afirmação de existência


Criado em 2012, o Lacon nasceu de pesquisas sobre consumo, cidade e comunicação, e com o tempo expandiu seu olhar para temas como representação midiática, cultura urbana e diversidade. Desde a primeira edição do Berro!, em 2019, o laboratório tem fortalecido ações que unem extensão, pesquisa e engajamento social — mostrando que comunicar é, para um corpo historicamente silenciado, revolucionário. 


Aos interessados em “berrar” nos dias 4, 5 e 6 de novembro, clicar aqui, tanto para obter ingressos para o evento, quanto para acessar a programação completa.

Comentários


bottom of page