Foto: Ana Clara Zangrando
Daniel Oliveira, diretor do setor social da atlética, e Luisa Cerqueira, diretora do setor esportivo da atlética
Por: Ana Clara Zangrando
“Arrisque tudo e faça história” é o lema da campanha da Associação Atlética de Direito Uerj para os Jogos Jurídicos Estaduais (JJEs) de 2023. No primeiro ano integralmente presencial, as 22 equipes que compõem a Atlética de Direito Uerj se preparam para competirem nas diversas modalidades nos JJEs 2023. A atual gestão da Atlética, em conjunto com a torcida organizada Gigante do Maracanã, inicia a mobilização dos estudantes para viverem a experiência dos Jogos Jurídicos.
A edição dos Jogos Jurídicos Estaduais do último ano foi marcada por um contexto de pós-pandemia, cujo as aulas não haviam retornado no formato 100% presencial e impossibilitou uma tentativa de inflamar a comunidade acerca dos jogos, diferentemente desse ano, no qual a atlética vem realizando uma campanha com êxito. O resultado dessa campanha é encontrar o sétimo andar do Pavilhão Reitor João Lyra Filho tomado por bandeiras e faixas e, ao passar pelas rampas e pelos corredores da Faculdade de Direito Uerj, notar que não se comenta outra coisa que não os JJEs
O diretor do setor social da Atlética de Direito Uerj, Daniel Oliveira, é responsável por toda atividade não esportiva da atlética, como: gerenciar a página do Instagram, construir identidade visual da atlética, elaboração de produtos, cotação com fornecedor, organização de festas, organização dos próprios jogos, tanto jurídicos quanto os jogos de segundo semestre, como a Supercopa, organização de delegação, cotação de hotel, organização dos jogos na própria cidade. Ele contou que toda essa preparação se inicia com pelo menos um ano de antecedência, ou seja, todo esse trabalho vem ocorrendo desde agosto do ano passado e tomando forma para junho deste ano, que é quando ocorrem os jogos do dia 8 ao dia 11.
O setor esportivo da atlética abrange todas as 22 modalidades divididas entre os esportes coletivos, como: vôlei, futsal, handebol, basquete e modalidades individuais, como xadrez, tênis de campo, tênis de mesa, atletismo e natação. A diretora do setor de esportes, Luisa Cerqueira, é responsável pela fiscalização de treinos, marcação, fluxo de quem entra ou sai da equipe e motivar os times com o objetivo de propiciar um ambiente confortável para que consigam desenvolver um melhor desempenho.
Os Jogos Jurídicos Estaduais possuem uma relevância histórica para as Faculdades de Direito do Rio de Janeiro, sendo uma competição incentivada por gerações. Tanto que a torcida da Atlética de Direito, a Gigante do Maracanã transformou-se numa instituição independente da atlética, ainda que ajam em conjunto. A torcida age mobilizando alunos que não são o padrão da atlética, furando a bolha da torcida e está promovendo a campanha “Geral pelo geral”, fazendo referência ao campeão dos JJEs, que é considerado “Campeão Geral”.
Os diretores dos dois principais setores da atlética, Daniel e Luisa, reafirmaram a importância que os Jogos Jurídicos Estaduais têm como experiência de integração que a universidade proporciona para além do prédio, que mesmo que cinza e com aparência sombria, tem em seu interior expressões de afeto como a oportunidade de fazer parte de algo como a atlética. Além disso, essa experiência possui um valor de representação que está acima dos estudantes. Uma experiência que precisa ser vivida para ser compreendida e uma memória que será levada por toda vida, segundo eles.
Comments