Aqui tem agricultura familiar: Restaurante Universitário sinaliza compromisso com alimentação sustentável
- Comunica Uerj
- 27 de mar.
- 2 min de leitura
A partir deste mês o bandejão utiliza plaquinhas que indicam quais vegetais no cardápio são provenientes da agricultura familiar.
Por Elenna Cruz
Foto: Elenna Cruz

O Restaurante Universitário da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) é popularmente conhecido como um dos melhores do país. Com o dever de alimentar a nossa comunidade acadêmica com um cardápio variado, saudável e acessível, seguindo as normas de higiene e segurança sanitária, ele também se propõe a ser referência em práticas sustentáveis, que levam em consideração o meio ambiente e as questões sociais em todas as etapas do processo produtivo.
A Lei nº 8.473/2015 determina que restaurantes universitários devem adquirir pelo menos 30% de seus alimentos por meio da agricultura familiar. Gabriel Senna, estudante de nutrição, afirma que a ideia é estimular a economia regional. “Junto a isso, também tem a compra de Pancs (Plantas Alimentícias Não Convencionais). Além de ajudar a mostrar para as pessoas que passam pelo RU alimentos novos, estimula o agricultor a produzir mais, já que tem menor impacto ambiental.”
A nutricionista do RU responsável pela salada se dispôs a conversar com o COMUNICA UERJ. Segundo ela, grande parte dos vegetais servidos no RU já eram fornecidos pela agricultura familiar e a principal mudança é que agora esses alimentos estão identificados como tais. Isso permite que os alunos tenham uma maior consciência da origem dos alimentos que estão consumindo.
“A salada sempre foi boa, mas é bom saber agora que ela vem de um lugar mais sustentável”, diz Isabelle Souza, estudante de turismo. Na opinião dela, um outro exemplo de ação que poderia incentivar o consumo consciente seria tornar a opção de prato principal vegano mais atrativa, com preparos mais saborosos. “Se alguém deixa de comer bife para comer soja, gasta muito menos água. E às vezes tudo o que precisa para isso é um pouco mais de tempero.”
Com a identificação dos alimentos da agricultura familiar, o RU da Uerj dá um importante passo em direção à conscientização do consumo. Além de fortalecer a economia local, a iniciativa incentiva o corpo acadêmico a refletir sobre a origem dos alimentos que consomem. Essa ação pode abrir portas para mais mudanças sustentáveis. Afinal, como destaca Isabelle, pequenas escolhas podem fazer grande diferença para o meio ambiente e para a nossa relação com a alimentação.
コメント