top of page
  • Foto do escritorGuibsom Romão

Após o fim da ditadura, apenas presidentes de esquerda estiveram na Uerj

Além dos internacionais Fidel Castro e Mujica, há somente registros das visitas de Lula e Dilma à universidade.



Em julho de 1999, o então presidente de Cuba, Fidel Castro, esteve no campus Maracanã para realizar a palestra "Globalização como causa de exclusão social". O discurso, que tinha previsão de duas horas, durou o dobro e com direito a abraço da sambista Beth Carvalho. A palestra está disponível no Youtube, acesse: Palestra Fidel Castro em 1999 na UERJ.




Reprodução: Jornal A Pátria/Marcelo Sayão


Pepe Mujica, o ex- presidente do Uruguai, lotou a Concha Acústica Marielle Franco, em agosto de 2015, em visita à Uerj para debater sobre diversos temas, tanto políticos quanto sociais. Foi necessário um telão para que os presentes pudessem acompanhar o discurso, que discorreu sobre o Mercosul, a descriminalização das drogas, o protagonismo latinoamericano, a paz, a solidariedade e a liberdade. A palestra completa está disponível no YouTube, Memória Uerj: Mujica na Uerj.




YASMIN BOTELHO MÍDIA NINJA


Lula esteve pela primeira vez na Uerj em dezembro de 2017 para discutir sobre o desmonte das universidades públicas brasileiras. A segunda vez foi em março de 2022, no “Encontro Internacional Democracia e Igualdade”. Ambos os eventos ocorreram na Concha Acústica Marielle Franco, que ficou lotada. O segundo discurso do presidente eleito do Brasil também está disponível no YouTube, Lula discursa na UERJ: A igualdade e o futuro da América Latina.



Reprodução: Instituto Lula/Ricardo Stuckert


Já a ex-presidenta Dilma Rousseff já esteve presente na Uerj três vezes. A primeira em março de 2020 para a Aula Magna do “Curso Estado, Gobierno y Políticas Públicas”, compondo o evento CalourArte de 2020. A segunda vez foi em março de 2022, no “Encontro Internacional Democracia e Igualdade". A terceira e última presença aconteceu em agosto de 2022 no evento “Impeachment da Presidenta Dilma Rousseff e a Corrosão da Democracia Brasileira”. Nas três vezes, a primeira presidenta do Brasil discursou no Teatro Odylo Costa Filho, situado no campus Maracanã. A primeira vez da ex-presidenta na universidade pode ser assistida no YouTube, Aula Magna com Dilma Rousseff: Capitalismo de Vigilância.



.

Reprodução: Inverta/Jorge Ferreira


18 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page