top of page

Amizade sem fronteiras: conheça o Programa Amigo Internacional da UERJ

  • Foto do escritor: Comunica Uerj
    Comunica Uerj
  • 19 de mar.
  • 2 min de leitura

Você já imaginou fazer um intercâmbio pela Uerj sem nem precisar sair do Rio de Janeiro? Pois essa é a ideia do Programa Amigo Internacional, criado pela Diretoria de Cooperação Internacional (Dircint) da nossa universidade.


Por: Karen Teixeira


(Foto: Gabriella Silva)

Alunos intercambistas e voluntários do Programa Amigo
Alunos intercambistas e voluntários do Programa Amigo

O Programa Amigo Internacional é uma iniciativa da Dircint para fazer a conexão de alunos intercambistas que vêm até a Uerj com os alunos da graduação, visando a oferecer suporte sobre mobilidade, segurança, cultura e rotina acadêmica. De acordo com Gabriella Silva, bolsista Proatec da diretoria, é uma oportunidade de internacionalização em casa sem precisar fazer um intercâmbio.


Com esse projeto, os estudantes estrangeiros têm apoio em relação à língua, na sua maioria espanhol e inglês, e podem aprender como a cidade funciona com dicas de residentes que não conseguem obter na internet. Além disso, há uma ambientação acerca da própria Uerj e de como ela funciona com seus vários andares e coisas que podem parecer complicadas para qualquer pessoa, até mesmo os calouros.


Na segunda-feira, 10 de março, ocorreu o evento de boas-vindas e integração para os alunos intercambistas e os voluntários do Programa Amigo se conhecerem e apresentarem um pouco do que a Uerj pode oferecer com a presença de representantes e autoridades de diversos órgãos da universidade, juntamente com a diretora da Dircint, Mônica Heilbron. Ao final do evento houve uma linda apresentação do coral Gaudeamus da Universidade Vilnius da Lituânia.


(Foto: Karen Teixeira)

Evento de integração e mini tour pela Uerj
Evento de integração e mini tour pela Uerj

O impacto dessa iniciativa na vida dos estudantes é muito positivo para ambos os lados, permitindo que possam praticar idiomas e ter uma troca cultural. Além disso, os alunos que vêm para a Uerj, quando voltam para suas casas, acabam espalhando a experiência positiva que tiveram por aqui e até podem estender sua estada no Brasil devido à bagagem adquirida no primeiro semestre do intercâmbio. Neste período são cerca de 30 alunos estrangeiros que vieram estudar na “melhor do Rio” e 12 voluntários da graduação que participam do projeto. A interação se dá por meio de grupo de Whatsapp, no qual dúvidas são bem-vindas, por encontros e passeios culturais e turísticos.


Se interessou pelo projeto e quer se voluntariar? Acompanhe o site da Dircint para não perder a data de inscrição para o semestre de 2025.2!







Comments


bottom of page