Aldeia: conheça o evento de acolhimento às mães da Uerj
- Comunica Uerj
- 3 de jul.
- 2 min de leitura
Promovido pela PR4 e pelo Daspb, evento é focado em acolher as estudantes da Uerj que vivem a maternidade.
Por Daniel Guedes
Foto: Instagram/Daspb

Pensando na complicada rotina universitária, somada às tarefas e às necessidades da maternidade, foi criado o projeto Protec Acesso e permanência de mães na universidade. Aprovado em dezembro de 2022, tem como objetivo principal elaborar, dentro do âmbito do Daspb, ações que garantam às estudantes mães universitárias apoio institucional e permanência qualificada na Uerj, e o Aldeia é uma das frentes desse trabalho.
O Aldeia é uma iniciativa que nasceu em abril de 2023, para acolher às mães universitárias. Realizado pelo Daspb (Departamento de Acolhida Saúde Psicossocial e Bem-estar) vinculado à PR4, o projeto é “um grupo de escuta, acolhimento, troca de vivências e apoio mútuo para as mães universitárias”, como define Aline Passeri Dias, psicóloga do Daspb e coordenadora do projeto Acesso e Permanência de Mães na Universidade.
Aberto para mães estudantes, tanto da graduação quanto da pós-graduação, a proposta do Aldeia é ser um espaço de promoção de saúde mental e suporte entre pares, para oferecer amparo e escuta a essas mães. Mantendo-se fiel à ideia de inclusão, em todas as edições, é montada uma brinquedoteca para que bebês e crianças possam permanecer no espaço.
As reuniões acontecem uma vez por mês, de forma aberta (não sendo necessária inscrição prévia), e as estudantes podem retornar quando e quantas vezes quiserem. Até o momento, foram 17 edições do Aldeia desde o seu início, além de duas edições de confraternização de final de ano. Foram registradas cerca de 70 participações nos grupos mensais. As datas e horários são divulgados previamente no site da PR4 e redes sociais da PR4 e do Daspb.
Não se pode afirmar que existem outros grupos de acolhimento específicos para estudantes mães na Uerj, mas existem algumas outras ações voltadas para o público de mães estudantes, como a Comissão de Apoio às Maternidades e Infâncias (vinculada à Supeerg); os Coletivos de Mães e pais da Uerj e o GT de mães cientistas. A Comissão de Apoio às Maternidades e Infâncias conta com duas representantes do Daspb, buscando a formulação de políticas específicas para esse público na universidade.
Vale lembrar que o Aldeia é um grupo específico para estudantes mães da Uerj (graduação e pós-graduação), não sendo possível a participação de outras pessoas fora deste público.
Comments