Voltado para prática jurídica dos aluno, serviço é difícil de contactar
Criado com intuito de servir de estágio para os alunos de graduação e pós-graduação de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), o Escritório Modelo aparece como a primeira oportunidade de praticar a advocacia. Sendo um serviço gratuito e útil, o acesso deveria ser facilitado, algo que não se confirma na prática.
Em reforma, Escritório Modelo deve retornar no meio de 2023
Visitando o local, está escrito que o funcionamento só vai das 9h até 12h30 e das 15h até 17h nos dias da semana, o site tinha a mesma informação, mas saiu do ar. Ao tentar ligar para lá nesse horário, ninguém atende. Ao visitar o local, havia apenas um rapaz chamado Luís Ramon na secretaria. Ao ser perguntado sobre o funcionamento, ele contou que poderia dar mais informações por e-mail e que avisaria à professora coordenadora do escritório. No meio eletrônico, a resposta foi que o local estava em reforma, com término previsto para o segundo semestre de 2023. Até lá, o serviço não estaria funcionando.
Também conhecido como Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), o Escritório Modelo foi aprovado em 1978, como Núcleo de Prática Jurídica dos alunos da Uerj. Dezenove anos depois, em 1997, o Ministério da Educação e Cultura determinou que o estágio no Escritório Modelo é matéria obrigatória a partir do 7º período do curso de graduação das Faculdades de Direito.
Na teoria, o escritório atende à população com renda de até cinco salários-mínimos ou com despesas que justifiquem a impossibilidade de pagar os custos processuais. Sem respostas por telefone ou informações no site, o acesso é dificultado.
Coordenadora Geral do Núcleo de Prática Jurídica, a professora Marcia Michele Garcia Duarte, também não tem seu contato disponibilizado no site da instituição. Em busca de mais informações sobre o Escritório Modelo, um e-mail foi enviado para Marcia, mas não obteve resposta.
Pelo que consta no site, há clínicas e serviços sobre Direito Trabalhista, Penal, Cível e Família. Também há prática de mediação e arbitragem, todos oferecidos para que os alunos do curso pratiquem.
Sétimo curso mais concorrido da Uerj, segundo dados do vestibular de 2022, o Direito oferece um serviço importante com o Escritório Modelo. Quando se tenta saber mais sobre, diversas dificuldades surgem.
Comments